A importância do atendimento humanizado no tratamento cardiológico

atendimento humanizado, A importância do atendimento humanizado no tratamento cardiológico, Abreu Cardiologia

Recentemente, falamos em nossas redes sociais sobre a importância do atendimento humanizado no tratamento cardiológico. Contudo, tendo em vista a relevância desse tema para a Abreu Cardiologia, acreditamos que ele merecia um artigo em nosso blog.

O que é atendimento humanizado?

A humanização da medicina é um tema bastante atual e cada vez mais falado dentro e fora das clínicas e hospitais brasileiros.

Em suma, o atendimento humanizado na medicina preconiza a visão do ser humano por trás da doença. Sendo assim, em vez de tratar ou prevenir tão somente a doença, o médico passa a olhar e cuidar também do paciente com diálogo, compreensão e respeito

É importante que esse cuidado ultrapasse as paredes do consultório, envolvendo desde o primeiro contato com a clínica, seja através do site ou redes sociais, a marcação da primeira consulta, recepção, diagnóstico, tratamento e pós-tratamento. Para isso, todos devem estar empenhados em oferecer um atendimento ágil, eficaz e empático.

Fruto de uma nova forma de pensar a respeito dos tratamentos médicos, a medicina humanizada zela pelo atendimento integral ao paciente. Para isso, deve ocorrer a valorização do indivíduo como alguém dotado de direitos e responsabilidades, merecedor de uma relação pautada em respeito, confiança, assistência e acolhimento.

Nesse sentido, o paciente sai da posição de expectador e passa a ter participação ativa na sua saúde, sendo também responsável pela sua evolução e pela prevenção de novas doenças.

A importância da humanização da medicina na cardiologia

Grande parte das principais doenças que acometem o sistema cardiovascular é multifatorial. Na prática, isso significa que ela pode ter mais de uma causa, incluindo fatores genéticos, ambientais e psicológicos.

A multifatoriedade das patologias implica diretamente na necessidade de um tratamento multidisciplinar. Além do cardiologista, pode ser necessário o acompanhamento de um nutricionista, psicólogo e/ou fisioterapeuta para a recuperação completa do paciente.

Ademais, o indivíduo deverá se empenhar também quando estiver longe da supervisão dos médicos, mudando seus hábitos e contribuindo para a construção de uma vida mais saudável no longo prazo.

Por que a humanização do atendimento médico é importante?

Muitas vezes o paciente chega às clínicas e hospitais ainda fragilizado pela recente descoberta de uma doença. Isso exige do médico e todos os profissionais envolvidos no atendimento uma postura de acolhimento e compreensão.

Do mesmo modo, alguém que se encaminha até o estabelecimento médico para realizar apenas exames de rotina deve ser igualmente bem recebido, de modo que ele entenda que se precisar, ali há pessoas aptas a atendê-lo integralmente.

A Abreu Cardiologia é uma clínica de cardiologia com mais de 30 anos de tradição. Desde a sua fundação, em 1991, pelo Dr. Mauricio Toledo de Abreu, vem se empenhando no tratamento e na prevenção de doenças do coração.

Localizada na Avenida Paulista, no coração de São Paulo, a Abreu Cardiologia entende a importância do atendimento humanizado no tratamento cardiológico. Para saber mais sobre valores, exames e planos de saúde aceitos pela clínica, entre agora mesmo em contato com a equipe de atendimento.