O que são as principais doenças do coração?

doenças do coração, O que são as principais doenças do coração?, Abreu Cardiologia
Saiba mais sobre os principais tipos existentes

As doenças do coração podem se referir a várias condições. A fim de entendê-las melhor, confira as descrições abaixo:

Doença cardíaca

As doenças cardíacas também se referem aos vasos sanguíneos e incluem diversos problemas, muitos dos quais relacionados a um processo chamado aterosclerose. Também por isso, costumam ser chamadas de doenças cardiovasculares.

A aterosclerose é uma condição que se desenvolve quando placas de gordura se acumulam nas paredes das artérias. Assim, esse acúmulo estreita as artérias, dificultando a circulação do sangue. Se um coágulo sanguíneo se formar, ele poderá bloquear o fluxo sanguíneo. Isso pode causar um ataque cardíaco ou derrame.

Trata-se de uma das doenças do coração mais comuns da atualidade, consequência do modo de vida inadequado dos cidadãos.

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do coração é bloqueado por um coágulo sanguíneo. Se esse coágulo interrompe completamente o fluxo sanguíneo, a parte do músculo cardíaco suprida por essa artéria começa a morrer.

A maioria das pessoas sobrevive ao primeiro ataque cardíaco e volta à vida normal, desfrutando de muitos mais anos de atividade produtiva. No entanto, isso não significa agir como se nada tivesse acontecido, já que o ocorrido exige algumas mudanças importantes.

Os medicamentos e as mudanças no estilo de vida podem variar de acordo com a gravidade do dano no seu coração e com que grau de doença cardíaca causou o ataque cardíaco. Contudo, são fundamentais para que o evento não torne a ocorrer, causando danos mais sérios.

Acidente vascular cerebral (AVC)

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Um derrame isquêmico (o tipo mais comum de derrame) ocorre quando um vaso sanguíneo que alimenta o cérebro é bloqueado, geralmente devido a um coágulo sanguíneo.

Quando o abastecimento de sangue para uma parte do cérebro é cortado, algumas células começam a morrer. Por fim, isso pode resultar na perda de funções controladas por essa parte do cérebro, deixando sequelas, como dificuldades para falar ou andar.

Um derrame hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo dentro do cérebro explode. Isso geralmente é causado por hipertensão não controlada (pressão alta).

Alguns efeitos do acidente vascular cerebral são permanentes. Isso acontece se muitas células cerebrais morrerem após a falta de oxigênio, visto que estas nunca são substituídas.

A boa notícia é que, às vezes, as células cerebrais não morrem durante o AVC – o dano é temporário. Com o tempo, à medida que as células lesadas se reparam, a função anteriormente prejudicada melhora. De qualquer forma, a força pode retornar, a fala pode melhorar e a memória pode melhorar. Esse processo de recuperação é o objetivo da reabilitação do AVC.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca significa que o coração não está bombeando sangue tão bem quanto deveria. De fato, muitas pessoas acreditam que a insuficiência cardíaca faz o coração para de bater, o que é um erro. Em vez disso, o coração continua funcionando, mas a necessidade de sangue e oxigênio do corpo não está sendo totalmente atendida.

A insuficiência cardíaca pode piorar se não for tratada. Portanto, se você ou seu ente querido tiver insuficiência cardíaca, é muito importante seguir as instruções do médico à risca.

Arritmia

Arritmia refere-se a um ritmo cardíaco anormal, entretanto, existem vários tipos de arritmias. O coração pode bater muito devagar, muito rápido ou irregularmente.

A bradicardia, ou um batimento cardíaco muito lento, ocorre quando o batimento cardíaco é inferior a 60 batimentos por minuto. Por outro lado, taquicardia, ou uma frequência cardíaca muito rápida, refere-se a uma frequência cardíaca superior a 100 batimentos por minuto.

Uma arritmia pode afetar o desempenho do seu coração. Assim, com um batimento cardíaco irregular, seu coração pode não conseguir bombear sangue o suficiente para atender às demandas do organismo.

Saiba mais sobre arritmia.

Tratamentos comuns para as doenças do coração

Doenças do coração: quais são os tratamentos?

Nem sempre a medicação é necessária, bem como os procedimentos cirúrgicos. No entanto, quanto qualquer um ou ambos forem indicados, é importante seguir à risca as recomendações. Isso porque o tratamento também é seguido pelo acompanhamento próximo e regular do médico, o que ajuda a identificar com previsão quaisquer regressões e evoluções do caso.

Vale a pena mencionar que a mudança de hábitos de saúde é fundamental independente do caso. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Principalmente quando o paciente já sofreu com alguma destas doenças do coração.

Consulte o seu cardiologista regularmente e viva uma vida mais saudável, por muito mais tempo.