os serviços da
abreu cardiologia

Saiba tudo sobre os serviços que oferecemos na clínica.

exames

Cada paciente é único, por isso, dispomos dos mais avançados exames cardiológicos que se adequam a cada caso, identificando e acompanhando com precisão os mais diferentes quadros clínicos. Entre eles estão: eletrocardiograma (ECG), teste ergométrico, holter 24h, MAPA, looper, entre outros. 

prevenção

Detectar as doenças logo no início contribui para uma boa recuperação e aumenta significativamente as chances de cura. As doenças cardiovasculares estão hoje entre as principais causas de mortes no país e há uma urgência em reverter este quadro. Para isso, grande parte dos esforços têm sido voltados a prevenção,já que por meio de um acompanhamento regular é possível identificar doenças e fatores de risco precocemente, facilitando a cura e aumentando a qualidade de vida do paciente.  Engana-se quem pensa que somente ao apresentar sintomas deve-se procurar um médico. As visitas ao cardiologista devem ocorrer de maneira regular, já que, geralmente, quando os sintomas surgem estes já ocorrem de forma aguda e grave.

Consultas

Infelizmente a maioria das pessoas tem o costume de procurar um médico somente quando estão doentes. Este é um grande erro e a procrastinação pode até mesmo ser fatal em alguns casos. Você sabia que somente 1 em cada 3 pessoas portadoras de doenças cardíacas apresenta sintomas a tempo de tratá-las? Os outros dois terços já apresentam infarto ou morte súbita como as primeiras manifestações da doença.

O coração é, certamente, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e qualquer sinal de falha pode prejudicar todos os demais. Por estes e outros motivos fica clara a necessidade de dar a ele a devida importância. Há quanto tempo você não faz um check-up? Saiba que se você é um indivíduo adulto e saudável, isso deveria ser feito pelo menos a cada dois anos, aumentando em frequência a depender do histórico do paciente e doenças preexistentes.

Uma consulta médica com um profissional especialista é o momento ideal para conversar sobre sintomas (lembre-se de citar todos eles, se preciso faça uma anotação), histórico familiar e de doenças anteriores, bem como o exame físico, que inclui a ausculta do tórax e na aferição da pressão arterial. É nesta etapa que são definidos os próximos passos para formar um diagnóstico e iniciar ou continuar com o tratamento adequado.

tratamento

Após diagnosticada a doença, o ideal é iniciar o quanto antes com o tratamento adequado. Damos o nome de doença cardíaca às diversas condições médicas que afetem um ou mais componentes do coração, prejudicando o seu funcionamento.

Após passar por todas as etapas anteriores (consulta, exames e diagnóstico) o médico terá a real dimensão do problema e da gravidade do mesmo, por isso é tão importante a realização dos exames preventivos e sintomáticos. Somente a partir deste diagnóstico o médico poderá receitar a medicação adequada, bem como a dosagem e duração total do tratamento. Lembre-se de jamais se automedicar e/ou interromper o uso da medicação sem a autorização do médico. Com saúde não se brinca.

Frequentemente a medicação prescrita vem acompanhada de outras recomendações, que fazem parte do tratamento e não devem ser menosprezadas, como praticar atividades físicas, mudar a alimentação, controlar ou diminuir peso corporal, parar de beber e/ou fumar e evitar o estresse. Segui-las adequadamente irá aumentar significativamente as chances de cura e, ainda, promover muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

todos nossos serviços

Nós temos uma variedade de serviços que te ajudam em todo processo de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do coração. Descubra quais são.

Consultas Cardiológicas

A consulta médica (história clínica e exame físico) é a base para qualquer avaliação médica. A consulta com um especialista pode ser um momento muito proveitoso para sanar seus questionamentos sobre a saúde do coração e prevenir doenças cardiovasculares.

Eletrocardiograma (ECG)

Permite o registro da atividade elétrica do coração durante o repouso através da fixação de eletrodos. Utilizado para avaliar a função cardíaca é parte importante de uma avaliação cardiológica.

Teste Ergométrico

Registra e avalia o sistema cardiovascular durante o esforço físico em esteira rolante. O teste ergométrico permite também avaliar o comportamento da frequência cardíaca, pressão arterial, do eletrocardiograma antes, durante e depois do esforço e a aptidão física do paciente.

Ecodoppler de Carótidas

É um exame de ultrassom que permite estudar a anatomia das artérias carótidas e vertebrais. Analisa o estado da parede e fluxo de sangue das artérias, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica que é uma das principais causas de AVC (acidente vascular cerebral).

MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

Este exame registra a pressão arterial do paciente em um período de 24 horas (durante a vigília e o sono). Avalia a eficácia do tratamento anti-hipertensivo (pressão alta) e sintomas de hipotensão (pressão baixa).

Ecocardiograma Bidimensional com Doppler Colorido

É um exame de ultrassom que permite avaliar a anatomia e função do coração. Verifica também o estado de grandes vasos com a artéria pulmonar e aorta.

HOLTER 24H​

Este exame registra continuamente durante 24 horas a atividade elétrica do coração através de registros eletrocardiográficos. O holter permite identificar arritmias cardíacas que causam taquicardia (aceleramento) ou bradicardia (lentidão) do ritmo do coração, distúrbios da condução do estímulo elétrico ou pausas. Pode também auxiliar na avaliação de isquemia coronariana, em geral associada a placas de gordura nas artérias do coração.​

Programação de Marcapasso

Os portadores de marcapasso precisam ser avaliados periodicamente, sendo assim é utilizado um computador especialmente adaptado para fazer essa avaliação, algo específico para cada tipo de marcapasso. Através deste aparelho, o programador troca informações com o marcapasso permitindo modificar uma série de parâmetros e identificar possíveis arritmias, o que possibilita ao médico avaliar a medicação correta, a programação e até mesmo solicitar outros exames específicos.

Looper

O monitor de eventos tem por objetivo aumentar a precisão diagnóstica de sintomas como palpitações, tonturas ou desmaios que podem ter relação com as arritmias cardíacas. O looper é um aparelho de pequeno porte e fácil manipulação que assim como o holter é ligado ao tórax do paciente através de eletrodos adesivos. É muito semelhante ao holter, porém, no looper o paciente é monitorado por um período prolongado podendo ser de 7 a 15 dias, em alguns casos passando de 20 dias. Período no qual o aparelho realizará registros eletrocardiográficos de maneira automática, e acionados pelo paciente, na ocorrência de sintomas. Sendo então transmitidos a distância para um provedor de internet, através do próprio looper, para serem laudados pelo cardiologista.

Close Menu