Palpitações, tonturas, unhas azuladas… o que podem ser estes sintomas?

sintomas, Palpitações, tonturas, unhas azuladas… o que podem ser estes sintomas?, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

Graças à internet, ficou mais fácil ter acesso a informação. No entanto, o que parece ser uma ajuda pode, muitas vezes, ser um grande perigo. Se você tem o péssimo hábito de se autodiagnosticar e automedicar, é melhor parar com isso hoje mesmo. Aliás, você conhece os perigos da automedicação?

O remédio pode ser a cura, mas também o veneno. Quem nunca recebeu indicações de amigos, vizinhos e familiares sobre algum remédio? Há quem tenha sido até mesmo “diagnosticado” por pessoas alheias a medicina.

A lista de possíveis consequências deste erro não é pequena. Entre elas podemos citar a possibilidade de efeitos colaterais, alergias, intoxicação e agravamento dos simples. Mas, o principal e mais grave deles é o mascaramento de sintomas que seriam cruciais para um diagnóstico médico.

Não há nada contra a boa vontade dessas pessoas em ajudar, no entanto, a indicação de medicamentos sem prescrição médica é um grande erro que traz sérios riscos à saúde. Assim, não importa se o medicamento x foi excelente para a pessoa y. Apenas e somente um médico habilitado pode diagnosticar doenças e receitar medicamentos.

Então, antes de dar início a este artigo, deixemos isso claro: JAMAIS SE AUTOMEDIQUE!

Sintomas comuns às doenças cardíacas

sintomas, Palpitações, tonturas, unhas azuladas… o que podem ser estes sintomas?, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

Os sintomas citados no título deste artigo são alguns dentre os mais comuns relatados nos consultórios médicos. Resumidamente, podemos citar entre eles:

  • Falta de ar durante o esforço e/ou repouso;
  • Dor no peito;
  • Tosse seca e persistente;
  • Unhas e pontas dos dedos azuladas;
  • Tonturas e/ou desmaios;
  • Palpitações ou taquicardia;
  • Inchaço nas pernas;
  • Cansaço excessivo sem motivo;
  • Suor frio;
  • Enjoo ou perda de apetite;

A existência de um ou mais destes sintomas é motivo de preocupação e deve ser investigada por um médico cardiologista. Isso porque um mesmo sintoma pode ser consequência de diversas doenças diferentes, e somente um exame mais específico poderá determiná-la.

Entre os exames mais indicados para este fim estão o eletrocardiograma e o teste de esforço. São eles os responsáveis por identificar quaisquer alterações no funcionamento normal do sistema cardiorrespiratório e iniciar com o tratamento adequado.

Causas comuns

Em um primeiro contato com o médico é imprescindível expor com sinceridade todos os sintomas percebidos. Assim, será mais fácil fazer a dedução entre as causas possíveis e seguir com a solicitação de exames.

Entre as diversas doenças cardiorrespiratórias que podem causar sintomas similares a estes, podemos citar:

  • Arritmia cardíaca;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Cardiopatia congênita;
  • Hipertensão arterial;
  • Entre outras.

A importância da prevenção para a manutenção da saúde

O maior erro da maioria dos pacientes é esperar os sintomas aparecerem para procurar um médico. Isso porque a maioria das doenças cardíacas não surgem de um dia para o outro. Na maioria dos casos elas levam tempo para se instalarem e quando dão os primeiros sinais, o problema já se encontra em estágio grave.

É por isso que reforçamos sempre a importância da prevenção. Consulte-se com o médico regularmente e faça os exames solicitados. Para pessoas com fator de risco (obesidade, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, hipertensão, etc.) o acompanhamento deve ser ainda mais assíduo.

Lembre-se: com saúde não se brinca.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu