Quem ainda sente medo só de pensar em sair de casa? Boa parte da população, ainda convive com esse receio. A pandemia chegou há mais de um ano e mudou completamente a nossa rotina, e os impactos dessa mudança podem ser percebidos diretamente na saúde do coração.
Estamos enfrentando a pandemia da Covid-19, e infelizmente, por medo de se arriscar e acabar prejudicando sua saúde e dos familiares, muitas pessoas estão deixando os cuidados com a saúde de lado.
Muitas vezes, o medo, a ansiedade, as frustrações e a insegurança diante da situação, acabam gerando tamanho desconforto psicológico, que acabam refletindo na saúde, podendo desencadear hipertensão, palpitações, sensação de aperto no peito e entre outros.
Pacientes cardiopatas, especialmente os idosos, devem ter ainda mais cuidado. Além de todos os fatores acima, deixar de comparecer às consultas de rotina, realizar exames periódicos e parar de tomar medicação sem o aval médico por medo de ir ao hospital é se expor a um grande risco.
Mas não são só os mais velhos que precisam de atenção. Segundo estudos recentes, a taxa de ansiedade entre os jovens que era de 12,9%, passou para 25,2% durante a pandemia.
Como se sabe, a angústia crônica é um importante causador de doenças cardiovasculares, prejudicando o funcionamento normal do coração.
Dados apontam que diante da situação pandêmica, os cuidados com a saúde do coração têm diminuído consideravelmente.
Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial ( SBPC/ML ) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial ( CBDL ) em março de 2021, revelou que 43% dos pacientes reduziram consultas durante a pandemia.
“O reflexo da Covid-19 na saúde dos brasileiros será sentido ao longo dos próximos anos, pois a prevenção foi deixada de lado e causará um impacto inevitável, principalmente no caso das doenças crônicas que necessitam de constante monitoramento.”, comenta Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL.
Cardiopatias: “os sintomas de um infarto agudo do miocárdio ou de descompensação de insuficiência cardíaca podem estar mascarados pelos sintomas do novo coronavírus. Por isso é importante que os pacientes cardiopatas sigam o tratamento corretamente, além de estar em dia com as vacinas e lavar as mãos com elevada frequência”, orienta Dr. Felix Ramires, segundo o (HCOR) – Associação Beneficente Síria.
Obesidade: a obesidade se trata de um importante fator de risco para doenças cardiovasculares , o que se torna ainda mais preocupante quando consideramos o aumento da população com sobrepeso e obesidade por conta do novo estilo de vida adotado durante a pandemia.
“A pandemia do novo coronavírus complica a situação [da obesidade], pois leva a um confinamento da população, reduzindo a prática de atividade física e aumentando a ingestão alimentar”, explica Paulo Rosenbaum, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Não deixe de seguir o tratamento recomendado pelo seu médico. Se a sua receita vencer ou se chegar a hora de se consultar novamente com o especialista, compareça.
Clínicas e hospitais estão redobrando os cuidados para que esse seja um ambiente seguro para todos. Caso você sinta algum dos sintomas relacionados à cardiopatias, não hesite em procurar ajuda.
Aos poucos, estamos voltando à normalidade. Enquanto isso, continue se prevenindo, use máscara, aplique sempre o álcool em gel nas mãos e evite aglomerações.
A Abreu Cardiologia, especialista em saúde do coração, está à disposição para te atender e fornecer o suporte necessário nesse momento tão delicado que estamos passando.
The post Saúde do Coração Durante a Pandemia first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Saúde do Coração Durante a Pandemia aparece primeiro em Abreu Cardiologia.
Faz 4 anos que faço meu check up cardíaco. Tentei outras clínicas mais perto de casa, mas nenhuma delas possui o atendimento que a Abreu Cardiologia oferece. Minha experiência até o momento sempre foi positiva. Sempre faço um eletro e entrego o resultado na hora para o médico. Minhas consultas são marcadas pelo WhatsApp e sempre recebo a confirmação do atendimento. Sempre fui atendida no horário, talvez porque minhas consultas são muito cedo, claro que nem todas as pessoas têm essa disponibilidade e talvez em algum momento do dia, realmente acabe acontecendo alguns atrasos. Nunca tive problema e nenhuma reclamação a fazer. O Dr. Leandro é muito atencioso, com explicações objetivas, um excelente médico. Todos estão de parabéns.
Eliane, via Google Meu Negócio
Logo em minha primeira consulta fui muito bem recebido pelo Dr Francisco Ferreira no qual tem sigo atencioso após consulta com o resultado de meus exames. Meus parabéns ao Dr e a todo consultório.
Felipe, via Google Meu Negócio
Eu e minha família somos pacientes há anos e só tenho elogios à clínica, em especial ao Dr. Dorival que é extremamente atencioso, competente e educado. Li alguns comentários anteriores reclamando de atrasos em consulta, mas eu digo que mesmo sendo atendido por plano eu vejo que não há aquele atendimento mecânico e cronometrado que existe em diversos outros consultórios, onde uma consulta não ultrapassa 10/15 minutos e acaba sendo um atendimento superficial. Na Abreu Cardiologia eu posso até esperar um pouco meu horário, mas estou certo que serei muito bem atendido pelo Doutor. Eu só tenho elogios e agradecimento a toda equipe. Se você procura um bom médico, daqueles que te ouvem, pode contar com o Dr. Dorival.
Leandro, via Google Meu Negócio
Desde a recepção ao atendimento do Dr. Pablo, todos muito gentis e atenciosos. Se precisar, voltarei com eles! Indico.
Gabriela, via Google Meu Negócio
Clínica maravilhosa, super pontuais com o horário da consulta, passei com o Dr Leandro, ele é super transparente, paciente e educado. Recomendo.
Carla, via Google Meu Negócio
Lugar sempre agradável! Muito bom! Lugar limpo, oferece café, água gelada, tv, revistas, toalete, fácil acesso.
Junior, via Google Meu Negócio
Agende através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir. Nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível!
Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
(11) 3284-7011Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
Estacionamento terceirizado no local
WhatsApp: (11) 94380-3937
© 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.