28 de maio é comemorado o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Essa data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde e distúrbios na vida das mulheres.
Dentre as doenças que mais afetam o sexo feminino, estão a endometriose, infecção urinaria, câncer no colo do útero, câncer de mama, fibrimialgia, obesidade e depressão.
Fatores como o estilo de vida, predisposição genética, alterações hormonais e ambiente de trabalho inadequado, podem colaborar para o surgimento dessas ou outras doenças.
Além disso, mulheres frequentemente vivem uma dupla jornada, conciliando o trabalho, a família, os cuidados com a casa. Com isso, elas deixam de olhar para a própria saúde, não realizam exames preventivos e até ignoram sintomas que deveriam levá-las imediatamente ao médico.
Por outro lado, segundo a OPAS, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias no mundo, por complicações relacionadas ao parto e a gravidez. A maioria delas poderia ser evitada. [ 1 ]
Isso porque, entre as doenças que mais causam a mortalidade materna estão a hipertensão arterial, hemorragia pós-parto, infecção puerperal, eclâmpsia, além de doenças do aparelho circulatório e respiratório.
Ademais, quadros como a diabetes gestacional, tipo de complicação mais comum na gravidez, pode colocar em risco tanto a mulher, quanto o próprio feto.
Para evitar esse quadro, é imprescindível que todas as gestantes tenham um acompanhamento acessível, tanto no pré-natal quanto no puerpério, de preferência em local próximo ao seu domicílio e com um atendimento de qualidade.
Assim também as mulheres não gestantes devem, ao longo de toda a vida, adotar medidas de prevenção e cuidado com a saúde, respeitando as necessidades específicas de cada uma.
As mulheres sempre estão em busca de uma vida mais saudável. Em relação aos homens, elas se preocupam mais com a saúde e buscam mais a ajuda de profissionais. Por outro lado, essa atenção nem sempre é voltada para todo o corpo.
Frequentemente, as mulheres procuram por ginecologistas para realizarem exames de rotina, como mamografia e papanicolau. Isso porque elas conhecem os riscos e temem doenças como câncer de mama, colo do útero ou endometriose.
Porém, é importante lembrar que a saúde do coração também merece atenção e cuidado. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo. [ 2 ]
Visitar o médico e realizar exames preventivos periodicamente é importante, mas os grandes responsáveis por um coração saudável são os hábitos do dia a dia. Confira agora 5 dicas para as mulheres manterem o coração saudável:
A obesidade é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial. Por isso é importante manter uma alimentação saudável, equilibrada e bem colorida. Quanto mais colorido, maior a probabilidade de a refeição ter um alto valor nutricional.
Também é recomendado diminuir o consumo de sal, açúcar refinado e gordura, visto que são prejudiciais ao coração. Para uma dieta mais equilibrada e adequada às necessidades de cada mulher, o ideal é contar sempre com a ajuda de um profissional nutricionista.
Ter uma rotina de exercícios não é importante apenas para quem busca resultados físicos. Atividades físicas, quando realizadas com frequência, tornam o coração mais eficiente (ele bombeia mais sangue, com menos esforço).
Ademais, os vasos sanguíneos ficam mais flexíveis e o sangue flui melhor entre as artérias. Tudo isso diminui significativamente os riscos de infarto, AVC e hipertensão.
Por fim, fazer exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, ciclismo e dança, pode melhorar o seu humor, dar mais disposição e sensação de bem estar, graças à liberação de endorfina.
Outra dica fundamental para manter o coração saudável é ter uma boa noite de sono. Isso porque o sono repõe a energia gasta durante o dia, além de melhorar o metabolismo e ajudar a prevenir doenças crônicas que acometem a saúde da mulher.
Para manter uma vida e um coração mais saudável, é importante dar atenção à saúde mental. Comprovadamente, a ansiedade e o estresse provocam diversas alterações no organismo podendo gerar doenças físicas e aumentar o risco de problemas cardíacos.
Para saber mais sobre isso, recomendamos a leitura do artigo: Conheça os Inimigos Ocultos do Coração.
Quando falamos em saúde da mulher, imediatamente pensamos no ginecologista. Certamente, essa é uma das maiores preocupações e cuidados da mulher, mas esse não deve ser o único especialista consultado.
Como já citado, mulheres acabam não realizando exames preventivos que são de extrema importância para se certificar da saúde do coração.
Contudo, é indicado que, para mulheres adultas e saudáveis (sem outra condição médica conhecida), seja realizado anualmente um check-up cardiológico para prevenir doenças cardíacas, identificá-las ou acompanhar a evolução.
Dessa forma, o médico cardiologista poderá dar orientações mais específicas sobre os cuidados de saúde e tratamentos a serem seguidos dali em diante. Assim, os cuidados de saúde da mulher estarão completos.
Para saber mais sobre exames cardiológicos e check-up, entre em contato com a Abreu Cardiologia e tire suas dúvidas.
The post Saúde da mulher: 5 dicas para um coração mais saudável first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Saúde da mulher: 5 dicas para um coração mais saudável aparece primeiro em Abreu Cardiologia.
Faz 4 anos que faço meu check up cardíaco. Tentei outras clínicas mais perto de casa, mas nenhuma delas possui o atendimento que a Abreu Cardiologia oferece. Minha experiência até o momento sempre foi positiva. Sempre faço um eletro e entrego o resultado na hora para o médico. Minhas consultas são marcadas pelo WhatsApp e sempre recebo a confirmação do atendimento. Sempre fui atendida no horário, talvez porque minhas consultas são muito cedo, claro que nem todas as pessoas têm essa disponibilidade e talvez em algum momento do dia, realmente acabe acontecendo alguns atrasos. Nunca tive problema e nenhuma reclamação a fazer. O Dr. Leandro é muito atencioso, com explicações objetivas, um excelente médico. Todos estão de parabéns.
Eliane, via Google Meu Negócio
Logo em minha primeira consulta fui muito bem recebido pelo Dr Francisco Ferreira no qual tem sigo atencioso após consulta com o resultado de meus exames. Meus parabéns ao Dr e a todo consultório.
Felipe, via Google Meu Negócio
Eu e minha família somos pacientes há anos e só tenho elogios à clínica, em especial ao Dr. Dorival que é extremamente atencioso, competente e educado. Li alguns comentários anteriores reclamando de atrasos em consulta, mas eu digo que mesmo sendo atendido por plano eu vejo que não há aquele atendimento mecânico e cronometrado que existe em diversos outros consultórios, onde uma consulta não ultrapassa 10/15 minutos e acaba sendo um atendimento superficial. Na Abreu Cardiologia eu posso até esperar um pouco meu horário, mas estou certo que serei muito bem atendido pelo Doutor. Eu só tenho elogios e agradecimento a toda equipe. Se você procura um bom médico, daqueles que te ouvem, pode contar com o Dr. Dorival.
Leandro, via Google Meu Negócio
Desde a recepção ao atendimento do Dr. Pablo, todos muito gentis e atenciosos. Se precisar, voltarei com eles! Indico.
Gabriela, via Google Meu Negócio
Clínica maravilhosa, super pontuais com o horário da consulta, passei com o Dr Leandro, ele é super transparente, paciente e educado. Recomendo.
Carla, via Google Meu Negócio
Lugar sempre agradável! Muito bom! Lugar limpo, oferece café, água gelada, tv, revistas, toalete, fácil acesso.
Junior, via Google Meu Negócio
Agende através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir. Nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível!
Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
(11) 3284-7011Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
Estacionamento terceirizado no local
WhatsApp: (11) 94380-3937
© 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.