Um estudo recente feito pelo Departamento de Cardiologia da Universidade de Sarawak, na Malásia, mostrou que os registros de eletrocardiograma (ECG) de smartphones podem ser eficazes na detecção de Fibrilação Atrial (FA).
A Fibrilação Atrial (FA) é o tipo mais comum de arritmia cardíaca, atingindo mais de 175 milhões de pessoas em todo o mundo. A principal e mais grave consequência da FA é o aumento do risco de o paciente sofrer um AVC, que por sua vez é a segunda maior causa de mortes no mundo.
Essa cardiopatia tem como principal característica a transmissão irregular dos impulsos elétricos que coordenam os batimentos cardíacos. Com isso os átrios cardíacos (par de câmaras coletoras de sangue que contraem e relaxam o miocárdio, contribuindo para a circulação de sangue por entre os órgãos) não se contraem de maneira ritmada, fazendo com que os batimentos cardíacos acelerem, podendo chegar a dobrar.
Esse descompasso dificulta a tarefa do coração de enviar sangue para os ventrículos, o que eleva os riscos de insuficiência cardíaca, formação de coágulos, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Todo esse quadro é agravado pela dificuldade em diagnosticar a doença precocemente, visto que a doença tem um início quase sempre silencioso e, nas fases mais agudas, sintomas irregulares. Isso, somado a resistência do brasileiro em realizar consultas e exames de rotina, sem motivo aparente, é um perigo para a saúde.
Um estudo recente feito pelo Departamento de Cardiologia da Universidade de Sarawak, na Malásia, mostrou que os registros de eletrocardiograma (ECG) de smartphones podem ser eficazes na detecção de Fibrilação Atrial (FA).
O estudo contou com 203 participantes, sendo que 98 deles (Grupo Controle) ficou com um Holter 24 horas e 105 (Grupo Intervenção) utilizaram o monitoramento de eletrocardiograma por smartphone durante o período de 30 dias.
Para a seleção dos participantes, os critérios utilizados foram, que todos tivessem idade maior ou igual a 55 anos, sem Fibrilação Atrial conhecida/diagnosticada previamente, e que tenham sofrido Ataque Isquêmico Transitório (AIT) nos últimos 12 meses.
A Fibrilação Atrial (FA) com duração maior ou igual a 30 segundos foi detectada em 10 de 105 pacientes do Grupo Intervenção (smartphone) e em 2 de 98 pacientes do Grupo Controle (Holter 24 horas). Quase 10% de eficiência do eletrocardiograma de smartphone contra 2% do exame tradicional.
A conclusão do estudo foi de que o eletrocardiograma de smartphone melhorou significativamente a detecção de Fibrilação Atrial em pacientes nessas condições, quando comparado ao Holter 24 horas.
Isso significa que programas de celular substituem o Holter 24 horas ou outros exames tradicionais? De forma alguma, mas representam um avanço importante da tecnologia, da ciência e da medicina, aumentando as possibilidades de um diagnóstico precoce e eficiente.
The post Estudo: eletrocardiograma de smartphone para detecção de fibrilação atrial first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Estudo: eletrocardiograma de smartphone para detecção de fibrilação atrial aparece primeiro em Abreu Cardiologia.
Faz 4 anos que faço meu check up cardíaco. Tentei outras clínicas mais perto de casa, mas nenhuma delas possui o atendimento que a Abreu Cardiologia oferece. Minha experiência até o momento sempre foi positiva. Sempre faço um eletro e entrego o resultado na hora para o médico. Minhas consultas são marcadas pelo WhatsApp e sempre recebo a confirmação do atendimento. Sempre fui atendida no horário, talvez porque minhas consultas são muito cedo, claro que nem todas as pessoas têm essa disponibilidade e talvez em algum momento do dia, realmente acabe acontecendo alguns atrasos. Nunca tive problema e nenhuma reclamação a fazer. O Dr. Leandro é muito atencioso, com explicações objetivas, um excelente médico. Todos estão de parabéns.
Eliane, via Google Meu Negócio
Logo em minha primeira consulta fui muito bem recebido pelo Dr Francisco Ferreira no qual tem sigo atencioso após consulta com o resultado de meus exames. Meus parabéns ao Dr e a todo consultório.
Felipe, via Google Meu Negócio
Eu e minha família somos pacientes há anos e só tenho elogios à clínica, em especial ao Dr. Dorival que é extremamente atencioso, competente e educado. Li alguns comentários anteriores reclamando de atrasos em consulta, mas eu digo que mesmo sendo atendido por plano eu vejo que não há aquele atendimento mecânico e cronometrado que existe em diversos outros consultórios, onde uma consulta não ultrapassa 10/15 minutos e acaba sendo um atendimento superficial. Na Abreu Cardiologia eu posso até esperar um pouco meu horário, mas estou certo que serei muito bem atendido pelo Doutor. Eu só tenho elogios e agradecimento a toda equipe. Se você procura um bom médico, daqueles que te ouvem, pode contar com o Dr. Dorival.
Leandro, via Google Meu Negócio
Desde a recepção ao atendimento do Dr. Pablo, todos muito gentis e atenciosos. Se precisar, voltarei com eles! Indico.
Gabriela, via Google Meu Negócio
Clínica maravilhosa, super pontuais com o horário da consulta, passei com o Dr Leandro, ele é super transparente, paciente e educado. Recomendo.
Carla, via Google Meu Negócio
Lugar sempre agradável! Muito bom! Lugar limpo, oferece café, água gelada, tv, revistas, toalete, fácil acesso.
Junior, via Google Meu Negócio
Agende através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir. Nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível!
Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
(11) 3284-7011Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
Estacionamento terceirizado no local
WhatsApp: (11) 94380-3937
© 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.