Você costuma medir a pressão arterial em casa? Saiba como fazer isso corretamente

pressão arterial, Você costuma medir a pressão arterial em casa? Saiba como fazer isso corretamente, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

A pressão arterial é um dos marcadores de saúde mais importantes no ser humano. Isso porque as doenças cardiológicas e vasculares são a causa número 1 de mortes no mundo, nas quais a pressão, quando alta, tem um impacto gigantesco.

Portanto, medir a pressão em casa pode ser um bom hábito, desde que o procedimento seja feito da maneira correta e tomando uma série de cuidados.

Inicialmente, é preciso saber que a medida da pressão arterial pode ser feita em casa, utilizando um aparelho colocado sobre o braço ou no pulso. Ambos os aparelhos são eficazes e seguros, cabendo a escolha às preferências de cada indivíduo.

Esses aparelhos eletrônicos de aferir pressão podem ser adquiridos em farmácias e não costumam custar muito caro. Assim, se você tem ou mora com alguém que tenha doenças relacionada à pressão arterial (como hipertensão, por exemplo), adquirir um desses aparelhos pode ser um bom investimento.

Contudo, antes de começar a aferir a pressão, é importante seguir algumas recomendações. Confira a seguir.

Recomendações antes de medir a pressão arterial

Algumas recomendações são imprescindíveis antes de medir a pressão são fundamentais, pois podem influenciar nos números, levando a falsos resultados. São exemplos:

  • Não fumar nem consumir bebidas alcoólicas 30 minutos antes;
  • Não praticar atividade física 1 hora antes;
  • Esvaziar a bexiga antes;
  • Estar em repouso de 5 a 10 minutos antes de aferir a pressão.

A seguir, deve-se seguir este passo a passo, a fim de aferir corretamente a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico.

1. Sente-se

Posicione-se sentado, de maneira ereta, em uma cadeira ou cama, de modo que as pernas formem um ângulo de 90 graus. Mantenha o braço apoiado em uma superfície e mantenha a palma da mão virada para cima.

2. Posicione seu aparelho

Se seu aparelho for de medir a pressão no braço, posicione a braçadeira 3 dedos acima do cotovelo e aperte o botão para começar a inflar a braçadeira.

Já se o aparelho for desenhado para uso no pulso, posicione-o corretamente, com o visor voltado para cima.

3. Mantenha-se relaxado

Enquanto o aparelho infla para fazer a medição, procure-se manter relaxado, sem se movimentar e respirando calmamente.

4. Observe os resultados

Quando o aparelho começar a desinflar, os resultados devem aparecer no monitor. O primeiro número é o que indica a pressão sistólica, ou seja, quando o coração faz a força imediata para o sangue percorrer o corpo. É também chamada de pressão máxima.

O segundo número representa a pressão diastólica, também chamada de pressão mínima.

Alguns aparelhos também apresentam um terceiro número, que é o número de batimentos cardíacos, também chamado de frequência cardíaca.

Resultados de pressão normal giram em torno de valores mais baixos que 120 por 80, popularmente chamado de 12 por 8. No entanto, valores acima destes também podem ser considerados normais, conforme avaliação do médico cardiologista.

Via de regra, registre seus valores e busque orientação médica se você apresentar valores mais altos ou mais baixos do que 120 por 80. Além disso, nunca suspenda os medicamentos que você toma regularmente.

A hipertensão é uma doença que exige cuidado e atenção. Somente um bom médico cardiologista poderá diagnosticar e tratar corretamente as alterações de pressão. Portanto, se tiver qualquer dúvida, agende uma consulta e converse sobre os seus resultados de pressão recentes e/ou demais sintomas cardiovasculares.

pressão arterial, Você costuma medir a pressão arterial em casa? Saiba como fazer isso corretamente, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu