Corrida ou musculação: O que é melhor para o coração?

Corrida, Corrida ou musculação: O que é melhor para o coração?, Abreu Cardiologia

“O melhor treino é aquele que você fez”. Nada melhor do que começar o post de hoje com essa simples reflexão: qualquer exercício é melhor do que nenhum, concorda? Afinal, não importa a modalidade, o primordial é deixar para trás o sedentarismo.

Então, antes de mais nada, você precisa começar; seja por uma caminhada, por uma simples mudança de hábito, como ir ao trabalho pedalando, optar pelas escadas e não sempre pelo elevador, enfim, movimentar-se mais sempre que possível. Basicamente, não procure desculpas para continuar inativo. Sempre vão existir centenas de motivos para você não mudar e outras centenas para você dar o primeiro passo em um estilo de vida mais saudável. A escolha é sua!

E por falar em escolha, hoje vamos te falar qual dessas modalidades é melhor para a saúde do coração: musculação ou corrida (aeróbico)?

Provavelmente, você já respondeu essa questão mentalmente, uma vez que a maioria das pessoas pensam que, a corrida, por ser um exercício aeróbico, será mais eficiente em proporcionar um coração mais saudável. Mas, será que é isso mesmo que os estudos mostram?

Segure a curiosidade por um instante e nos acompanhe até o final desse artigo para entender qual é a “campeã” e porquê. Prontos?

Primeiramente, vamos entender algumas características de ambas modalidades.

Corrida, Corrida ou musculação: O que é melhor para o coração?, Abreu Cardiologia

Corrida, um dos exercícios aeróbicos mais praticados

Uma das vantagens da corrida – diga-se de passagem – é ser uma prática democrática, uma vez que um tênis apropriado e a liberação do cardiologista, já são suficientes para começar.

Outro ponto é que ela aumenta de fato a nossa capacidade cardiorrespiratória, o que pode auxiliar na prática de outras modalidades e até mesmo no dia a dia. Mas não para por aí, conheça mais alguns benefícios abaixo:

  • Emagrecimento: É claro que melhorar composição corporal (perder gordura e ganhar músculo) é um processo que não se faz apenas com exercício, já que a dieta também influencia muito. Por outro lado, é correto afirmar que essa é uma atividade que consome um alto valor energético.
  • Reduz o risco de algumas doenças, como o câncer: Os inúmeros benefícios da corrida culminam em menores chances de desenvolver doenças crônicas, como o câncer, por exemplo.
  • Melhora a memória: Isso acontece graças a manutenção do funcionamento das funções cerebrais, já que garantem a organização de ideias, planejamento e atenção.
  • Fortalece o cérebro e o coração: Corredores liberam maior quantidade da proteína responsável por fornecer energia aos músculos e cérebro. Além disso, a modalidade melhora a frequência cardíaca e ainda fortalece o músculo do coração.
  • Sem estresse: Uma vez que correr ajuda na liberação de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do nosso organismo.
  • Autoestima: ´Por fim, uma melhora de autoestima através da regulação do humor, desencadeada por uma ativação metabólica que a prática induz.

Com tantos benefícios você já deve estar nomeando a grande campeã, certo? Então, continue lendo para conhecer agora todos os mecanismos benéficos dos exercícios de força, como a musculação.

Corrida, Corrida ou musculação: O que é melhor para o coração?, Abreu Cardiologia

Musculação: a “mãe” de todos os esportes

Se tem uma atividade física que complementa todas as demais, essa é a musculação. Não acredita? Basta olhar o treinamento de atletas de vários esportes como futebol, tênis, corrida, ciclismo e etc. Todos precisam do trabalho de fortalecimento promovido pela musculação, visando, principalmente, a prevenção de lesões.

Mas, a pergunta que não quer calar é: “Será que ela é melhor do que a corrida?”

Por ser um exercício anaeróbico, fiquem sabendo que ela ajuda e muito na melhora da capacidade cardiorrespiratória, e você pode sentir isso na pele e nos músculos ao fazer um treino de força intenso. Vamos aos demais benefícios?

  • Aumento de força e tônus muscular: Não existe nada melhor para construir músculos do que musculação, o que influencia positivamente sua qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.
  • Previne a osteoporose: Por meio do fortalecimento ósseo.
  • Melhora o humor: Como todo exercício, a musculação fomenta a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, como é o caso da endorfina. Além disso, melhora o equilíbrio e coordenação motora.
  • Acelera o metabolismo: Isso porque o tecido muscular continua gastando energia mesmo após horas do treino de musculação.
Corrida, Corrida ou musculação: O que é melhor para o coração?, Abreu Cardiologia

“E o coração?”

Essa talvez seja uma grande surpresa: vocês sabiam que a musculação influencia mais a saúde do coração do que a corrida, que é uma atividade aeróbica?

E essa afirmação foi constada e comprovada por meio de um estudo realizado na Universidade St. George (Granada), que avaliou mais de 4.000 pessoas. Na pesquisa, os cientistas mostraram que treinamento de força e/ou de resistência são ainda mais benefícios para melhorar marcadores de risco para doenças cardiovasculares, como pressão alta, excesso de peso, colesterol alto e diabetes. 

Entre um ou outro, escolha os dois

Bom, apesar da musculação se­­­­­r comprovadamente mais benéfica neste quesito, em termos de prevenção, a combinação de ambas é a melhor opção.

Conta para a gente, gostou do tema de hoje? Então, deixa seu comentário e inscreva-se para receber muito mais conteúdos como este.

This Post Has 2 Comments

  1. Ótimas dicas! Adorei a matéria referente ao abraço.

Deixe uma resposta

Close Menu