Dicas de saúde para enfrentar o verão

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Dicas de saúde para aproveitar o verão ao máximo

Para muitas pessoas, o verão é a melhor época do ano. Dias mais claros e ensolarados, piscina, piqueniques, passeios ao ar livre e dias agradáveis entre amigos e familiares tornam os dias mais prazerosos. Mas, para isso, vale a pena se atentar às dicas de saúde, impedindo que qualquer contratempo estrague o seu verão.

Embora o verão possa aliviar os dias frios e alegrar os corações, também pode trazer vários problemas de saúde, como desidratação, dor de estômago, infecções bacterianas, insolação, entre outros. 

Também por isso, é essencial garantir que você esteja comendo os alimentos certos e exercitando corretamente, preservando a boa forma e a saúde. Veja agora algumas dicas de saúde ​​para o verão que você deve anotar!

1. Saboreie as frutas e legumes da estação

Hoje em dia, a maioria dos vegetais e frutas estão disponíveis o ano todo; no entanto, consumir alimentos sazonais tem seu próprio charme e benefícios à saúde. 

Visite o supermercado e/ou as feiras locais e você verá uma infinidade de frutas e legumes saudáveis ​​de todas as cores. Reserve um lugar no seu prato para produtos frescos e você certamente colherá as saborosas recompensas.

Dentre as frutas e legumes do verão estão:

Frutas: acerola, ameixa, melão, melancia, entre outros.
Legumes: abobrinha, batata doce, inhame, tomate, entre outros.

2. Mantenha-se hidratado

Os benefícios da hidratação são abundantes. Beber de oito a dez copos de água por dia pode ajudar a prevenir doenças, manter ossos e músculos saudáveis, ajudar a manter seu peso, melhorar a função cerebral e, o melhor de tudo, alimentar suas atividades ao longo do dia! Neste verão, faça da água uma parte essencial do seu dia e nunca saia de casa sem ela.

Seu coração agradece

Beber água faz parte de 99% das dicas de saúde, e com razão. Você sabia que o líquido da vida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares? É verdade!

Em resumo, beber água melhora a densidade do sangue e ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Com o sangue mais diluído, melhora sua fluidez dentre os vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames.

3. Reduza o tamanho das suas refeições

No calor o metabolismo se torna mais lento. Consequentemente, demora mais tempo para o estômago digerir os alimentos, além do clima quente tornar a experiência de ingerir alimentos pesados menos agradável. Por isso, é bom ter refeições mais leves, em vez de refeições mais pesadas, principalmente à noite.

Assim, prefira alimentos frescos, como saladas, melancia, água de coco, pepino, sucos naturais, chás gelados, etc. Além de serem naturais, sem conservantes e pobres em sódio, estes alimentos ajudam a repor os líquidos perdidos com a transpiração.

4. Transforme atividades em exercício

O clima quente do verão significa que você pode passar muito tempo ao ar livre sendo ativo. Diversos estudos mostram que o exercício regular melhora a saúde do coração, aumenta o condicionamento físico e diminui o estresse. 

Transforme atividades simples, como ir ao zoológico ou visitar um parque em exercício, usando as escadas, percorrendo o caminho mais longo ou, quem sabe, aproveitando alguns trechos para correr levemente, intensificando os exercícios ao longo do caminho!

5. Modifique seu estilo de vida

O verão é um ótimo momento para pensar de forma saudável. O clima agradável significa que você pode sair mais e começar a se exercitar ou desfrutar de um novo esporte, clube ou atividade. 

Novas atividades o manterão ocupado enquanto você tenta parar de fumar ou abandonar o sedentarismo, por exemplo. E que tal aproveitar as altas temperaturas e a fartura de alimentos frescos para iniciar um plano de alimentação mais saudável?

Sua saúde física e mental certamente agradecem a iniciativa!

6. Desconecte-se

Que tal colocar todas essas dicas de saúde em prática enquanto tira férias pessoais? Um período de férias para se afastar do trabalho ou das obrigações é essencial neste verão para re-energizar e reabastecer.

Desconecte-se da Internet, desligue os smartphones e veja um mundo sem selfies, hashtags e vídeos. Aproveite a vida sem tecnologia e participe de conversas e atividades que incentivam a socialização com outras pessoas.

7. Proteja-se do sol

O sol é o grande protagonista do verão, mas é importante ficar à sombra sempre que possível. Tente limitar seu tempo sob a luz do solar direta entre 10h e 16h, quando a exposição aos raios UV estiver no auge. 

Se você estiver ao ar livre, aplique bastante filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol. Utilizar chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV é sempre uma boa ideia, principalmente durante a exposição prolongada.

8. Durma bem

O sono desempenha um papel vital na sua saúde e bem-estar. Obter um sono de qualidade suficiente nos momentos certos pode ajudar a proteger sua saúde mental e física, segurança e qualidade de vida.

9. Consulte o seu médico

Se você sentiu incômodos de saúde durante o inverno ou a primavera, aproveite esta época para visitar o seu médico. Para aproveitar o que de melhor o verão tem a oferecer, é importante estar com a saúde em dia.

Se o calor te trás mal estar, quedas ou picos de pressão, alterações no ritmo cardíaco em repouso, fadiga excessiva, náuseas e/ou desmaios, não hesite em procurar um cardiologista e agendar um check-up cardiológico.

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