Você sabe quais são as doenças que mais matam no país ? E como preveni-las?
Há algumas décadas, as principais preocupações de saúde eram com as doenças parasitárias. Hoje, no entanto, esse panorama mudou e as doenças que mais preocupam também.
Conheça agora as doenças que mais matam no país e quais são as medidas necessárias para preveni-las.
Mais de 340 mil mortes anuais tem como causa as doenças do coração e do sistema cardiovascular. O cenário não é diferente em outros países, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo.
Aqui entram doenças cardíacas como infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca , além do acidente vascular cerebral (AVC) e outros problemas causados por pressão alta.
Infelizmente, o brasileiro ainda não percebeu a importância de se ter uma boa saúde cardiovascular, algo que se conquista principalmente através da PREVENÇÃO. Isso inclui alimentação saudável, prática de exercícios regularmente e visita ao menos uma vez ao ano em seu cardiologista.
Exames simples, como um eletrocardiograma, podem facilmente detectar alguma alteração, possibilitando que medidas estratégicas sejam colocadas em prática, evitando a complicação do caso, que pode ser fatal.
A medida da pressão arterial é outro cuidado fundamental. Há várias pessoas que convivem por anos com pressão alta e não sabem. Ou, simplesmente, sabem que são hipertensos e não se cuidam, por acreditarem que não há nenhum risco maior envolvido.
Também por isso, é extremamente importante que você meça sua pressão com regularidade. Saiba mais sobre a hipertensão arterial e como aferir em casa.
O câncer é o segundo colocado na lista das doenças que mais matam no país. Estima-se que a doença afete cerca de 200 mil pessoas por ano.
Dentre os cânceres que mais matam a população estão o câncer de pulmão, câncer intestinal, câncer de mama, câncer de estômago e câncer de pele.
Mais uma vez, trata-se de uma doença cuja prevenção é a melhor forma de evitá-la . Para isso, medidas de promoção de saúde são muito importantes, como manter um peso adequado, não fumar, não beber em excesso, praticar atividade física e fazer exames preventivos com regularidade, além de usar filtro solar diariamente.
No caso das mulheres, exames preventivos ginecológicos devem ser feitos anualmente, bem como a mamografia.
A pneumonia e outras doenças respiratórias matam cerca de 139 mil pessoas por ano no país. São doenças que tendem a atingir sobretudo indivíduos mais idosos , que podem até pegar uma gripe essa evoluir para um quadro respiratório mais grave.
Muitas pessoas não levam a sério quando estão com alguma infecção pulmonar. Tosse que prevalece por alguns dias, acompanhada de febre, que não melhora, deve ser sempre investigada e tratada adequadamente.
O diabetes continua sendo o principal componente do quarto item das doenças que mais matam no Brasil. Cerca de 74 mil pessoas faleceram no país vítimas de doenças endócrinas e o diabetes, sozinho, corresponde a 78% dessa faixa.
Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, que pode ser de dois tipos:
Diabetes tipo 1 (considerado hoje uma doença auto-imune e que afeta sobretudo as crianças e adolescentes. O pâncreas para de fabricar insulina, pois o próprio organismo ataca as células responsável pela fabricação de insulina); diabetes tipo 2 (doença que atinge principalmente indivíduos adultos com maus hábitos de saúde).
Adultos que desenvolvem diabetes tipo 2 tem geralmente um estilo de vida pouco saudável. Por essas razões, há grande resistência a insulina e o pâncreas tenta “resolver” a situação tentando fabricar mais e mais insulina. Com isso os níveis de glicose no sangue acabam ficando permanentemente altos.
Como o diabetes é uma doença silenciosa (assim como a pressão alta), muitas pessoas não sabem que tem, e continuam a vida com um estilo de vida pouco saudável, colocando em risco sua própria vida.
Quando a doença começa a manifestar o estrago geralmente já é grande, resultando em perda de visão e/ou lesão nos membros inferiores, por exemplo.
É importante mencionar que é perfeitamente possível viver com diabetes, contanto que se faça o tratamento adequado:
No caso do diabetes tipo 2, em muitos casos, não há necessidade de tomar insulina, sendo assim, o controle da alimentação e atividade física com medicação oral associada pode ser suficiente. No entanto, este cenário pode mudar caso a doença não seja devidamente tratada.
Nesse item entram as doenças como cirrose e hepatite, por exemplo. O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo. Sua função não pode ser substituída por nenhum outro órgão, portanto, prevenir o surgimento de doenças é de suma importância.
Exames de hepatite A, B e C devem ser feitos na população, pois a prevenção é sempre a melhor estratégia. Também por isso existem campanhas regulares para a realização de testes rápidos e gratuitos para a detecção da doença.
O uso de medicamentos, bem como o consumo de bebida alcoólica deve ser sempre feito com bom senso e parcimônia. No caso de medicações, a recomendação médica é indispensável, bem como seguir a dose e periodicidade do tratamento. JAMAIS se automedique.
É possível prevenir a grande maioria das principais doenças que matam tendo um estilo de vida saudável , alimentando-se corretamente, não fumando, não bebendo e consultando seu médico para exames preventivos regulares.
Exames cardiológicos, de glicemia, ginecológicos, de mama, bem como alguns exames de sangue ajudam a descobrir precocemente várias doenças e iniciar o tratamento cedo, aumentando as chances de cura e elevando a qualidade de vida do paciente.
Para consultas e exames cardiológicos em São Paulo , converse agora mesmo com os nossos especialistas:
The post Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las aparece primeiro em Abreu Cardiologia.
Faz 4 anos que faço meu check up cardíaco. Tentei outras clínicas mais perto de casa, mas nenhuma delas possui o atendimento que a Abreu Cardiologia oferece. Minha experiência até o momento sempre foi positiva. Sempre faço um eletro e entrego o resultado na hora para o médico. Minhas consultas são marcadas pelo WhatsApp e sempre recebo a confirmação do atendimento. Sempre fui atendida no horário, talvez porque minhas consultas são muito cedo, claro que nem todas as pessoas têm essa disponibilidade e talvez em algum momento do dia, realmente acabe acontecendo alguns atrasos. Nunca tive problema e nenhuma reclamação a fazer. O Dr. Leandro é muito atencioso, com explicações objetivas, um excelente médico. Todos estão de parabéns.
Eliane, via Google Meu Negócio
Logo em minha primeira consulta fui muito bem recebido pelo Dr Francisco Ferreira no qual tem sigo atencioso após consulta com o resultado de meus exames. Meus parabéns ao Dr e a todo consultório.
Felipe, via Google Meu Negócio
Eu e minha família somos pacientes há anos e só tenho elogios à clínica, em especial ao Dr. Dorival que é extremamente atencioso, competente e educado. Li alguns comentários anteriores reclamando de atrasos em consulta, mas eu digo que mesmo sendo atendido por plano eu vejo que não há aquele atendimento mecânico e cronometrado que existe em diversos outros consultórios, onde uma consulta não ultrapassa 10/15 minutos e acaba sendo um atendimento superficial. Na Abreu Cardiologia eu posso até esperar um pouco meu horário, mas estou certo que serei muito bem atendido pelo Doutor. Eu só tenho elogios e agradecimento a toda equipe. Se você procura um bom médico, daqueles que te ouvem, pode contar com o Dr. Dorival.
Leandro, via Google Meu Negócio
Desde a recepção ao atendimento do Dr. Pablo, todos muito gentis e atenciosos. Se precisar, voltarei com eles! Indico.
Gabriela, via Google Meu Negócio
Clínica maravilhosa, super pontuais com o horário da consulta, passei com o Dr Leandro, ele é super transparente, paciente e educado. Recomendo.
Carla, via Google Meu Negócio
Lugar sempre agradável! Muito bom! Lugar limpo, oferece café, água gelada, tv, revistas, toalete, fácil acesso.
Junior, via Google Meu Negócio
Agende através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir. Nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível!
Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
(11) 3284-7011Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
Estacionamento terceirizado no local
WhatsApp: (11) 94380-3937
© 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.