Palpitações, tonturas, unhas azuladas: O que podem ser estes sintomas?
Graças à internet, ficou mais fácil ter acesso a informação. No entanto, o que parece ser uma ajuda pode, muitas vezes, ser um grande perigo. Se você tem o péssimo hábito de se autodiagnosticar e automedicar, é melhor parar com isso hoje mesmo. Aliás, você conhece os perigos da automedicação?
O remédio pode ser a cura, mas também o veneno. Quem nunca recebeu indicações de amigos, vizinhos e familiares sobre algum remédio? Há quem tenha sido até mesmo “diagnosticado” por pessoas alheias a medicina.
A lista de possíveis consequências deste erro não é pequena. Entre elas podemos citar a possibilidade de efeitos colaterais, alergias, intoxicação e agravamento dos simples. Mas, o principal e mais grave deles é o mascaramento de sintomas que seriam cruciais para um diagnóstico médico.
Não há nada contra a boa vontade dessas pessoas em ajudar, no entanto, a indicação de medicamentos sem prescrição médica é um grande erro que traz sérios riscos à saúde. Assim, não importa se o medicamento x foi excelente para a pessoa y. Apenas e somente um médico habilitado pode diagnosticar doenças e receitar medicamentos.
Então, antes de dar início a este artigo, deixemos isso claro: JAMAIS SE AUTOMEDIQUE!
Sintomas comuns às doenças cardíacas

Os sintomas citados no título deste artigo são alguns dentre os mais comuns relatados nos consultórios médicos. Resumidamente, podemos citar entre eles:
- Falta de ar durante o esforço e/ou repouso;
- Dor no peito;
- Tosse seca e persistente;
- Unhas e pontas dos dedos azuladas;
- Tonturas e/ou desmaios;
- Palpitações ou taquicardia;
- Inchaço nas pernas;
- Cansaço excessivo sem motivo;
- Suor frio;
- Enjoo ou perda de apetite;
A existência de um ou mais destes sintomas é motivo de preocupação e deve ser investigada por um médico cardiologista. Isso porque um mesmo sintoma pode ser consequência de diversas doenças diferentes, e somente um exame mais específico poderá determiná-la.
Entre os exames mais indicados para este fim estão o eletrocardiograma e o teste de esforço. São eles os responsáveis por identificar quaisquer alterações no funcionamento normal do sistema cardiorrespiratório e iniciar com o tratamento adequado.
Causas comuns
Em um primeiro contato com o médico é imprescindível expor com sinceridade todos os sintomas percebidos. Assim, será mais fácil fazer a dedução entre as causas possíveis e seguir com a solicitação de exames.
Entre as diversas doenças cardiorrespiratórias que podem causar sintomas similares a estes, podemos citar:
- Arritmia cardíaca;
- Insuficiência cardíaca;
- Cardiopatia congênita;
- Hipertensão arterial;
- Entre outras.
A importância da prevenção para a manutenção da saúde
O maior erro da maioria dos pacientes é esperar os sintomas aparecerem para procurar um médico. Isso porque a maioria das doenças cardíacas não surgem de um dia para o outro. Na maioria dos casos elas levam tempo para se instalarem e quando dão os primeiros sinais, o problema já se encontra em estágio grave.
É por isso que reforçamos sempre a importância da prevenção. Consulte-se com o médico regularmente e faça os exames solicitados. Para pessoas com fator de risco (obesidade, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, hipertensão, etc.) o acompanhamento deve ser ainda mais assíduo.
Lembre-se: com saúde não se brinca.
The post Palpitações, tonturas, unhas azuladas… o que podem ser estes sintomas? first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Palpitações, tonturas, unhas azuladas… o que podem ser estes sintomas? aparece primeiro em Abreu Cardiologia.