9 em cada 10 atletas, entre amadores e profissionais, acreditam ter uma saúde de ferro. A rotina de treinos e a alimentação muitas vezes balanceada, faz com que os atletas se reconheçam como pessoas a prova de qualquer doença. Será que isso é verdade, mesmo?
Infelizmente, não.
De fato, os hábitos de saúde mantidos pelos atletas costumam ser muito melhores, quando comparados aos de pessoas sedentárias, por exemplo. Praticar exercícios físicos com regularidade e constância faz com que o corpo permaneça sempre ativo. Em suma, isso mantém longe doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras.
No entanto, pessoas ativas e com alimentação equilibrada também estão sujeitas a sofrer com problemas de saúde, inclusive cardiopatias. Essa informação parece nova para você? Calma, que nós vamos te explicar.
Sim, é verdade. Os atletas também podem sofrer com problemas do coração. Quando falamos sobre as doenças que acometem a esse órgão tão importante, reforçamos sempre que a prevenção é o melhor remédio. Falamos sobre isso inclusive aqui no blog, por diversas vezes.
E a melhor forma de prevenir é fazendo exames preventivos regularmente, evitando alimentos muito gordurosos e/ou industrializados, escovar os dentes regularmente, praticar exercícios físicos e investir em uma alimentação rica e equilibrada.
Contudo, a genética também pode ser responsável por trazer problemas que permanecem escondidos por muito tempo e, quando dão as caras, pode ser tarde demais.
Todo e qualquer exercício físico aumenta a atividade cardíaca, e isso é ótimo. Em contrapartida, exercícios de alta intensidade podem exigir demais do organismo. O resultado é um aumento exagerado dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Em pessoas pré-dispostas, isso pode ser o estopim para um infarto agudo do miocárdio.
No futebol, por exemplo, o coração pode trabalhar com 100% de sua capacidade. Isso faz com que ele saia de 60 bpm para 140 bpm. Se houver uma cardiopatia não diagnosticada, este aumento pode ser fatal.
Atletas não precisam ser fortes e indestrutíveis o tempo todo. Aliás, ninguém é. Por mais treino, dedicação e esforço que se tenha, a saúde às vezes pede uma trégua e é preciso respeitá-la.
Assim, se você sente uma fadiga excessiva após os exercícios físicos, ou um aumento exagerado dos batimentos cardíacos, é hora de procurar um cardiologista. Outros sintomas que precisam de atenção são desmaios, vertigens, falta de ar e tonturas. Contudo, apenas um especialista poderá identificar a origem destes sintomas e indicar um tratamento adequado.
Mas, não se engane. Nem sempre é preciso interromper a prática desportiva para tratar um problema cardíaco. Pelo contrário. Inegavelmente, os esportes podem e devem ser aliados para uma vida mais saudável. Mas, para isso, é importante ter pleno conhecimento das condições atuais de saúde, visando um corpo pleno por dentro e por fora.
Eventualmente lemos relatos de atletas profissionais que vieram a óbito durante a prática de alguma modalidade. Isso já ocorreu com jogadores de futebol em times internacionais, como também com maratonistas com anos de experiência e treino.
Ser um atleta não te torna um super-herói, portanto, invista na prevenção. Fazer um check-up de todo o sistema cardiopulmonar antes de iniciar qualquer modalidade, independente da intensidade, garante que quaisquer problemas preexistentes sejam identificados e mensurados, a fim de determinar a existência ou não de risco à vida.
Por mais que os treinos frequentes já façam boa parte do trabalho frente a uma vida mais saudável, alguns cuidados adicionais precisam ser tomados pelos atletas e esportistas, sejam eles profissionais ou amadores. Confira:
Alimentação pré e pós-treino: a alimentação de um atleta deve ser acompanhada de perto por um nutricionista. Isso porque a alta demanda energética pode exigir um melhor balanceamento dos macro nutrientes. Para alguns o treino em jejum pode ser indicado, enquanto para outros, é completamente proibido. Invista em um acompanhamento multidisciplinar, para alcançar resultados muito mais efetivos.
Hidratação: o exercício físico promove um aumento na temperatura corporal. Entretanto, para equilibrá-la, o corpo produz suor, o que leva à perda de hidratação pelo corpo. Esta, por sua vez, pode resultar em maior fadiga muscular e até câimbras. Então, hidrate-se antes, durante e depois da prática, mantendo o organismo saudável a qualquer tempo.
Cuidado com os exageros: treinar demais, suplementar indiscriminadamente, descansar pouco, pular refeições… tudo isso pode ser um veneno para o organismo. Por fim, para um melhor desempenho na vida e nos esportes, equilíbrio é o segredo.
Quer dicas simples e práticas para esportistas? Então, não deixe de conferir o nosso Instagram.
The post Cuidados com a saúde para atletas first appeared on Abreu Cardiologia.
O conteúdo Cuidados com a saúde para atletas aparece primeiro em Abreu Cardiologia.
Faz 4 anos que faço meu check up cardíaco. Tentei outras clínicas mais perto de casa, mas nenhuma delas possui o atendimento que a Abreu Cardiologia oferece. Minha experiência até o momento sempre foi positiva. Sempre faço um eletro e entrego o resultado na hora para o médico. Minhas consultas são marcadas pelo WhatsApp e sempre recebo a confirmação do atendimento. Sempre fui atendida no horário, talvez porque minhas consultas são muito cedo, claro que nem todas as pessoas têm essa disponibilidade e talvez em algum momento do dia, realmente acabe acontecendo alguns atrasos. Nunca tive problema e nenhuma reclamação a fazer. O Dr. Leandro é muito atencioso, com explicações objetivas, um excelente médico. Todos estão de parabéns.
Eliane, via Google Meu Negócio
Logo em minha primeira consulta fui muito bem recebido pelo Dr Francisco Ferreira no qual tem sigo atencioso após consulta com o resultado de meus exames. Meus parabéns ao Dr e a todo consultório.
Felipe, via Google Meu Negócio
Eu e minha família somos pacientes há anos e só tenho elogios à clínica, em especial ao Dr. Dorival que é extremamente atencioso, competente e educado. Li alguns comentários anteriores reclamando de atrasos em consulta, mas eu digo que mesmo sendo atendido por plano eu vejo que não há aquele atendimento mecânico e cronometrado que existe em diversos outros consultórios, onde uma consulta não ultrapassa 10/15 minutos e acaba sendo um atendimento superficial. Na Abreu Cardiologia eu posso até esperar um pouco meu horário, mas estou certo que serei muito bem atendido pelo Doutor. Eu só tenho elogios e agradecimento a toda equipe. Se você procura um bom médico, daqueles que te ouvem, pode contar com o Dr. Dorival.
Leandro, via Google Meu Negócio
Desde a recepção ao atendimento do Dr. Pablo, todos muito gentis e atenciosos. Se precisar, voltarei com eles! Indico.
Gabriela, via Google Meu Negócio
Clínica maravilhosa, super pontuais com o horário da consulta, passei com o Dr Leandro, ele é super transparente, paciente e educado. Recomendo.
Carla, via Google Meu Negócio
Lugar sempre agradável! Muito bom! Lugar limpo, oferece café, água gelada, tv, revistas, toalete, fácil acesso.
Junior, via Google Meu Negócio
Agende através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir. Nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível!
Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
(11) 3284-7011Av. Paulista, 726, Cj 408/409/410
Bela Vista - São Paulo - SP
Estacionamento terceirizado no local
WhatsApp: (11) 94380-3937
© 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.