Teste Ergoespirométrico: para quem é indicado?

teste ergoespirométrico, Teste Ergoespirométrico: para quem é indicado?, Abreu Cardiologia
Medicalexpo

Como você já deve ter lido no nosso post falando sobre corrida e sobrepeso, sair do sedentarismo é uma escolha inteligente, porém requer alguns cuidados. Em outras palavras, mesmo um indivíduo treinado precisa fazer um check-up preventivo e, assim, afastar chances de lesões ou problemas mais sérios de saúde. Vamos entender melhor?

O teste ergoespirométrico, também conhecido por teste de esforço cardiopulmonar, é um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta dos seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar, em situações de esforço. Ao contrário do que se possa pensar, ele não benéfico apenas para quem pratica ou deseja praticar alguma atividade física, como também identificar outras cardiopatias assintomáticas em repouso.

“Existe alguma diferença entre o ergoespirométrico e o ergométrico?”

A diferença está na precisão e aprofundamento dos dados obtidos com as avaliações. Na ergoespirometria é possível, além de conhecer a medida direta do consumo de oxigênio de pico, determinar o limiar aeróbico e do ponto de descompensação respiratória. Já no teste ergométrico o consumo de oxigênio de pico é calculado e não medido e os demais dados não podem ser captados pelo mesmo. “O que isso influencia?”. No caso de um corredor, por exemplo, pode ser fundamental para a prescrição da sua programação de treinamento físico.

teste ergoespirométrico, Teste Ergoespirométrico: para quem é indicado?, Abreu Cardiologia

No esporte

Agora que você já conhece melhor o teste, vamos falar as condutas do procedimento aplicadas ao esporte.

Se você deseja iniciar uma atividade física, considerar o teste é fundamental para conhecer seu real estado físico, seja para conhecer os limites do seu corpo que podem influenciar na performance, quanto para evitar algum dano mais sério à saúde.

No caso dos já praticantes, o teste fornece dados importantes para periodizar o treinamento, além de identificar qual sistema (metabólico, cardiovascular ou pulmonar) deve ter mais atenção por parte do treinador.

Adicionalmente, uma terceira situação seria um atleta que busca alcançar novos objetivos, bater novos recordes ou enfrentar novos desafios, a ergoespirometria, auxiliará a identificar zonas-alvo para aperfeiçoa-las em busca de melhores resultados.

teste ergoespirométrico, Teste Ergoespirométrico: para quem é indicado?, Abreu Cardiologia

No tratamento e diagnóstico de patologias

Ao contrário do que se possa pensar, uma das principais indicações do teste é a busca de diagnóstico para pacientes com sintomas, como cansaço e falta de ar, sofridas durante o exercício e assintomáticas em repouso.

Outras duas indicações frequentes incluem a avaliação pré-operatória para cirurgias, como um transplante cardíaco, auxiliando na escolha da conduta terapêutica do paciente.

O passo a passo do exame

  1. Primeiramente o paciente é submetido a um esforço físico crescente (na esteira ou bicicleta ergométrica. São oito minutos de esforço físico máximo e dois minutos de repouso
  2. O indivíduo utilizará um sistema fechado com uma máscara e um cabo de coleta que analisa o ar expirado durante o exame
  3. Enquanto o atleta realiza o esforço, é feito um registro eletrocardiográfico contínuo, bem como medições periódicas da pressão arterial em repouso.

” O teste ergoespirométrico tem alguma contra-indicação?”

Além das recomendações prévias ao procedimento, como não utilizar gel ou cremes, não fumar duas horas antes ou uma hora depois do exame, existem sim algumas contra-indicações, como no caso de doenças infecciosas (febre, gripe, etc) ou com o paciente em jejum.

Prevenir para não remediar

Sabemos que na maior parte das vezes uma cardiopatia é silenciosa, podendo um infarto ser o primeiro sinal de alerta. Dessa forma, seja você um maratonista, um praticante recreativo de esporte ou se apenas deseja desfrutar a vida com mais saúde, realizar testes periódicos, como o ergoespirométrico, é a melhor forma de se prevenir.


Se você quer receber informações e dicas sobre saúde, basta inscrever-se através do seu e-mail e aproveitar um conteúdo exclusivo.


This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu