9 mitos e verdades sobre exercícios físicos que você precisa saber

exercícios físicos, 9 mitos e verdades sobre exercícios físicos que você precisa saber, Abreu Cardiologia

Não deixe que os mitos sobre exercícios físicos o impeçam de atingir seu objetivo de perder peso de maneira saudável. Aliás, quanto mais cedo você aprender os fatos reais, mais próximo estará de alcançar seu peso ideal.

Mulheres que praticam musculação ficam masculinizadas.

Mito : As mulheres não têm o nível de hormônios necessário para desenvolver músculos grandes, principalmente nos membros superiores. Portanto, trata-se de um grande mito. As mulheres podem e devem fazer treinamento de força para melhorar a força, a saúde dos ossos e tonificar os músculos. No entanto, lembre-se que o treinamento de força deve envolver todo o corpo, sem distinção entre membros superiores ou inferiores.

Para emagrecer é preciso fazer exercícios intensos, como a corrida.

Mito : Qualquer forma de exercício aeróbico pode ajudá-lo a obter emagrecer, além de melhorar significativamente todos os aspectos da sua saúde. Assim, caminhada rápida ou exercício aeróbico de intensidade moderada são ótimas maneiras de queimar calorias.

Acontece que os exercícios intensos queimam mais calorias em menos tempo, assim, você pode demorar um pouco mais para obter a mesma queima de calorias com atividades moderadas.

O objetivo ao tentar perder peso é manter o saldo de calorias negativo, independentemente do nível de intensidade do exercício. Portanto, concentre-se nas atividades que você gosta e você terá mais chances de cumpri-las a longo prazo.

Exercícios físicos melhoram o humor e o bem-estar.

Verdade ✔️: Enquanto você se exercita, ocorre a liberação de substâncias neurotransmissoras (dopamina e serotonina) que são responsáveis pela sensação de bem-estar e de felicidade. Ademais, a prática constante também contribui para afastar a ansiedade e a depressão. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard indicam os exercícios aeróbicos para uma boa saúde do cérebro.

É preciso investir em roupas e calçados especiais para praticar atividade física.

Mito : Nenhuma roupa especial é necessária.Assim, para praticar exercícios seguros e eficazes basta um calçado esportivo confortável ​​e roupas também confortáveis e com boa elasticidade. Nada de jeans ou sarja, combinado?! e

Atividades diárias, como subir escadas, levantar mais leves ao dia ou evitar a escada rolante não fazem diferença no emagrecimento.

Mito : Tudo conta quando se trata de perda de peso. Embora as atividades diárias possam não melhorar a aptidão aeróbica, ela ainda queima mais calorias do que sentado na frente da TV ou do computador.

Depois de alcançar o peso desejado, não é mais necessário continuar com os exercícios.

Mito : Esse é um erro comum cometido por quem perde peso e depois o recupera. Os exercícios físicos não só ajudam a emagrecer, como também mantém o metabolismo acelerado para que você não retome os quilos perdidos.

Treino de alta intensidade (HIIT) traz mais resultados.

Verdade ✔️: O treino HIIT, que consiste em intercalar esforços na máxima intensidade com intervalos de recuperação em aulas rápidas de até 30 minutos, é considerado um dos mais eficazes para quem quer eliminar os quilos extras.

Isso porque nesse tipo de exercício há maior demanda por energia e com isso queimam-se mais calorias por minuto. No entanto, não deve ser praticado sem avaliação cardiopulmonar prévia, através do teste ergoespiromético.

Malhar em jejum emagrece.

Mito : Malhar sem ter se alimentado previamente não ajuda a emagrecer e ainda pode ser prejudicial à saúde. Isso porque a queda do nível de glicogênio, que é responsável por fornecer energia ao corpo, gera fraqueza e as consequências podem ser queda de pressão, tontura e desmaio.

Quem sofre com dor nas costas não deve se exercitar.

Mito : As pessoas que sentem dores nas costas geralmente recebem a indicação do ortopedista para realizar exercícios físicos com regularidade, sobretudo os abdominais, que ajudam a fortalecer a musculatura da região lombar e eliminar a dor. Com os movimentos, ainda ocorre um aumento da circulação sanguínea e melhora na estabilização da coluna.


E agora que você sabe todos os mitos e verdades sobre exercícios físicos, o que falta para dar o primeiro passo? Acredite, esta é a única maneira realmente eficaz de emagrecer e se manter saudável de forma definitiva. Seu coração agradece!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu