Futebol: quais os benefícios da “paixão nacional” para a saúde?

futebol, Futebol: quais os benefícios da “paixão nacional” para a saúde?, Abreu Cardiologia

O futebol é uma paixão nacional e não há como negar isso. Até os mais céticos vestem a camisa em época de copa do mundo, onde uma atmosfera nova parece se fazer presente. Este é o espírito do esporte mais popular do nosso país. Mas, você já se perguntou de onde vem o futebol?

Essa grande modalidade já existe há mais tempo do que você possa imaginar! Há indícios de que ele tenha surgido no oriente médio, como treino militar, há três mil a.C, no entanto, sem o nome e as regras que hoje conhecemos. Pouco a pouco o esporte foi se popularizando e se espalhando ao redor do mundo, sendo modificado por cada lugar que passou.

Quando ele chega à Itália, em plena idade média, o jogo já se aproximava do nosso atual futebol, mas era muito agressivo, por conta dos praticantes levarem suas revoltas sociais caracterizadas da época para a prática. Outra diferença era que o jogo era praticado com as mãos.

O jogo era tão violento que o rei teve de intervir, criando uma lei que proibia a prática. Porém, o jogo continuou acontecendo, mas manteve somente a parte nobre e incluiu regras que visavam cessar a violência.

Rumo à modernidade

Tempos depois a Inglaterra, campeã do investimento em esportes, trouxe através de pesquisas o nosso atual futebol. As regras foram modificadas e um novo sistema foi criado. Com o passar dos anos, a Inglaterra foi incrementando cada vez mais suas regras, criando campeonatos. Então, no inicio do século XX foi criada a famosa FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), que vem organizando até hoje o nosso futebol. 

Ok, mas onde o Brasil entra nessa história? O hoje considerado pai do futebol no Brasil, Charles Miller, viajou quando muito pequeno para Inglaterra, em função de seus estudos. Por lá, descobriu e se apaixonou pelo futebol. Quando retorna a sua terra natal traz consigo uma bola oficial e um livreto de regras, sendo assim o grande mediador do futebol no Brasil.

Qualquer pessoa pode jogar futebol?

futebol, Futebol: quais os benefícios da “paixão nacional” para a saúde?, Abreu Cardiologia

Muitas pessoas não são familiarizadas com o futebol, mas, acredite: a prática do esporte pode te beneficiar em muitos aspectos! E isso mesmo, nada de esporte exclusivo para determinado sexo ou idade. Todos podem e devem apostar na modalidade, que trás consigo uma série de ganhos para a saúde.

Para quem não é fã de academia ou ambientes fechados, mas, procura alguma forma de se exercitar, o futebol é uma excelente alternativa. Uma ou duas vezes na semana já serão suficientes para notar uma melhora significativa no seu bem-estar e qualidade de vida.

Então, sim, a prática é para todos! Mas, como qualquer outra modalidade, há exceções. Antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação no seu estado geral de saúde. Isso ajudará a encontrar problemas que possam colocar sua saúde e sua vida em risco, antes que eles causam danos maiores.

Quais os benefícios do futebol para o coração?

futebol, Futebol: quais os benefícios da “paixão nacional” para a saúde?, Abreu Cardiologia

Se seu interesse na pratica é em relação à saúde, pode considerá-lo um ótimo aliado. Isso acontece, pois, o simples ato de correr atrás de uma bola durante uma partida, faz com que o volume de sangue bombeado pelo seu coração aumente, melhorando a irrigação dos vasos sanguíneos, favorecendo a troca de ar nos pulmões e fortalecendo o sistema cardiorespitarório. Sem falar no fortalecimento muscular, melhora na agilidade, coordenação motora, capacidade de raciocínio e muito mais.

Considere o futebol assim uma boa opção para trabalhar por completo em seu ser. O que se pode dizer com isso? Esta é uma modalidade que trabalha o biopsicossocial. Essa palavra complexa vem de bio = corpo, psicos = psicológico, social = sociedade.

Estar saudável não é apenas ausência de doenças, e sim estar bem em todos os aspectos, num perfeito equilíbrio entre corpo, mente e seu social/interação, e a pratica do esporte pode te trazer tudo isso.

Cuide-se. Pratique esportes e viva bem consigo mesmo.

Deixe uma resposta

Close Menu