Posso correr mesmo estando acima do peso?

corrida, Posso correr mesmo estando acima do peso?, Abreu Cardiologia

Se antes era menos recorrente encontrar corredores amadores, hoje, muitas pessoas descobriram na corrida, uma ferramenta para relaxar, emagrecer e se manterem mais saudáveis. É verdade que existe um crescimento de diversas modalidades esportivas e a cada dia surgem técnicas e treinamentos capazes de agradar a todos.

Por outro lado, você há de concordar que a corrida é um dos esportes mais democráticos e por vezes a primeira opção esportiva escolhida pelas pessoas que querem sair do sedentarismo e entrar para um universo mais leve.

E o motivo dessa unanimidade reside em uma crença um tanto perigosa: basta calçar um tênis e cair na pista. Dessa forma, independente do peso, idade ou histórico familiar, todos precisam passar por uma avaliação médica e física para poderem correr com segurança.

Dito isso, vamos entender a questão do tema de hoje? Afinal, é possível correr mesmo estando acima do peso?

Bom, primeiramente é preciso dizer que, o índice de massa corpóreo (IMC) não é o principal fator de risco, uma vez que estar acima do peso não significa ter mais chances de se machucar do que alguém que está mais magro. Ainda assim, sendo um esporte de impacto, é correto afirmar que este indivíduo terá uma sobrecarga maior nas articulações.

Então é melhor não correr?

Não necessariamente. Se bem indicado e avaliado, abandonar maus hábitos, como o sedentarismo, diminui de 20 a 30% os riscos de doenças cardiovasculares.

Contudo, é importante saber que, pessoas com sobrepeso ou obesas necessitam de uma avaliação mais detalhada.

Do ponto de vista médico, um check-up que inclua uma série de exames, como o teste ergoespirométrico (saiba mais do teste https://bit.ly/2JQpE92), é fundamental em corredores mais pesados, já que além de indicar se o coração e os pulmões estão saudáveis, é possível visualizar algumas variáveis metabólicas, como as taxas de metabolismo em repouso e em exercício no indivíduo.

Um passo de cada vez

Com todos os resultados em mãos e a liberação do cardiologista, é a hora do profissional de Educação Física avaliar o seu desempenho físico e adequar o melhor planejamento para o seu caso. Aqui cabe um parêntese. Independente do número na balança, sempre que se inicia um exercício físico, existe um tempo de adaptação. Para ficar mais clara esta questão, vamos usar de exemplo o Jiu-Jitsu. Mesmo leve e com muita coordenação motora, ninguém começa na faixa preta, correto? É preciso percorrer um longo caminho, aprender movimentos e técnicas, para ir, de degrau em degrau, tornando-se mais graduado.

Neste raciocínio, se você está acima de peso (IMC acima de 29) é ideal que comece com caminhadas, depois trotes e, por fim, corrida propriamente dita. Respeitar esse processo ajuda a evitar lesões e quaisquer riscos inerentes ao excesso de exercício para o seu corpo. Assim, as chances de você continuar e melhorar a cada dia a são ainda maiores.

Além disso, associar a corrida a um treinamento de força, como a musculação, é ideal não apenas para fortalecer os músculos e articulações, como também pode potencializar a queima de gordura, seja a curto ou a longo prazo. “Como assim?” Quanto maior o seu peso de massa magra, maior será seu gasto calórico.

Equilíbrio à mesa

Não é novidade que uma alimentação saudável afasta o risco de diversas doenças crônicas e neste cenário esportivo, ela é primordial para fornecer os nutrientes necessários para a sua performance e, claro, para te ajudar no processo de emagrecimento.

Resumindo: Por mais simples que pareça iniciar a corrida, neste post você pôde notar que existem uma série de cuidados, antes de considerar uma maratona. Esteja você com alguns quilinhos a mais ou não, a avaliação médica e física são indispensáveis para que você desfrute dos benefícios da atividade física, sem oferecer riscos à sua saúde.

Gostou do tema de hoje? Inscreva-se para receber gratuitamente e-mails com conteúdos exclusivos com dicas práticas para cuidar da sua saúde.