Exames cardiológicos: quais são e qual sua importância

clínica de cardiologia, Exames cardiológicos: quais são e qual sua importância, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia
Teste ergoespirométrico

Muitos pacientes, quando comparecem a uma clinica de cardiologia ou consulta com um cardiologista, acreditam que somente medir a pressão e auscultar o coração sejam suficientes para avaliar a qualidade da saúde cardiovascular de um indivíduo.

Mas não é assim.

Existem diversos exames cardiológicos que podem ser solicitados, justamente para poder avaliar a saúde do coração. E o mais importante: diversos desses exames citados aqui, você pode fazer na própria Abreu Cardiologia, clínica de cardiologia em São Paulo com mais de 30 anos de história. Confira!

1 – Eletrocardiograma

clínica de cardiologia, Exames cardiológicos: quais são e qual sua importância, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia
Paciente realizando eletrocardiograma na Abreu Cardiologia, clínica de cardiologia em São Paulo

Um dos exames mais simples, porém mais importantes para qualquer avaliação cardiológica, é o eletrocardiograma. Isso porque este exame consegue captar os estímulos elétricos do coração ou a repercussão desses estímulos.

Para isso o paciente deve se deitar em uma maca onde, em repouso, são colocados múltiplos eletrodos em diversas partes do tórax, braços e pernas.

Além disso, a pele deve estar limpa e desengordurada, recebendo a aplicação de um gel que auxilia na condução dos impulsos elétricos. Nos braços e nas pernas, geralmente os eletrodos são colocados por meio de braceletes. Já os do tórax são fixos com ventosas.

Com os eletrodos devidamente posicionados, um equipamento consegue registrar através de gráficos a resposta elétrica do coração, que ocorre a cada batimento cardíaco. O cardiologista, por sua vez, irá interpretar esses dados e dar o diagnóstico.

O eletrocardiograma é um aparelho fundamental para detectar no paciente possíveis alterações, como arritmias cardíacas e até princípios de infarto.

2 – Teste ergoespirométrico

Teste ergoespirométrico na Abreu Cardiologia

Também conhecido como “exame da esteira” ou “teste de esforço”, o teste ergoespirométrico é fundamental para todos os indivíduos, sobretudo para aqueles que praticam algum tipo de atividade física.

Nesse exame, o paciente é orientado a comparecer a clínica de cardiologia com roupas adequadas para a prática esportiva (short ou bermuda, top para mulheres e tênis esportivo), sendo submetido a uma atividade física de curta duração e alta intensidade.

Embora o exame na esteira seja mais completo, o mesmo também pode ser realizado em uma bicicleta ergométrica.

O objetivo do teste ergoespirométrico é avaliar a saúde cardiopulmonar do paciente e perceber como o coração se comporta quando submetido a um esforço físico intenso, e como é sua recuperação. Para isso, também são colocados eletrodos no tórax do paciente e sua pressão arterial é constantemente monitorada.

Com isso o teste ergométrico consegue detectar arritmias, anormalidades de pressão arterial, isquemias cardíacas e avaliar o condicionamento cardíaco de um indivíduo, tanto sedentário quanto ativo.

Consequentemente, trata-se de um exame que pode incentivar ou desaconselhar a prática de determinadas atividades esportivas, sempre priorizando a saúde do paciente.

3 – Holter

Trata-se de um exame do tipo eletrocardiograma com duração de 24 horas, ou seja, a atividade elétrica do coração é monitorada durante um dia inteiro, enquanto o paciente tem um dia típico, com a rotina que está acostumado.

Para fazer esse exame, um monitor pequeno é acoplado ao paciente, ficando com eletrodos fixos em seu tórax. O paciente não pode retirar o equipamento por 24 horas.

Assim como o eletrocardiograma, o Holter avalia a atividade elétrica do coração, porém, por um período prolongado. Ademais, o exame também pode auxiliar na avaliação de isquemia coronariana, em geral associada a placas de gordura nas artérias do coração.​

4 – MAPA

O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é semelhante ao Holter, no entanto, ambos possuem objetivos distintos, já que o MAPA avalia a variação de pressão arterial do paciente por 24 horas.

Para isso, é utilizado um medidor de pressão, que fica acoplado a uma braçadeira por um manguito. O paciente também não pode remover o aparelho por 24 horas, retornando a clínica de cardiologia para análise dos resultados.

Outros exames

clínica de cardiologia, Exames cardiológicos: quais são e qual sua importância, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia
Clínica de cardiologia em São Paulo

A Abreu Cardiologia também dispõe de outros exames cardiológicos a ofertar para seus pacientes, como eco-Doppler de carótidas, looper, ecocardiograma bidimensional e mais. Para tratamento e prevenção ainda mais eficientes, a clínica de cardiologia em SP conta com um corpo médico altamente especializado, nutricionistas e tudo para a sua comodidade.

Agende hoje mesmo sua consulta!

clínica de cardiologia, Exames cardiológicos: quais são e qual sua importância, Abreu Cardiologia, Abreu Cardiologia

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.