Vitamina K2: tudo o que você precisa saber

vitamina K2, Vitamina K2: tudo o que você precisa saber, Abreu Cardiologia

A maioria das pessoas nunca ouviu falar em vitamina K2. No entanto, este nutriente poderoso desempenha um papel essencial em muitos aspectos da sua saúde. De fato, a vitamina K2 pode ser o elo que falta entre a dieta e várias doenças crônicas.

O que é vitamina K?

A vitamina K foi descoberta em 1929 como um nutriente essencial para a coagulação sanguínea (coagulação sanguínea).

Existem duas formas principais de vitamina K:

  • Vitamina K1 (filoquinona): Encontrada em alimentos vegetais, como folhas verdes.
  • Vitamina K2 (menaquinona): encontrada em alimentos para animais e alimentos fermentados. [1]

Como funcionam as vitaminas K1 e K2?

A vitamina K ativa proteínas que desempenham um papel na coagulação do sangue, metabolismo do cálcio e saúde do coração.

Uma de suas funções mais importantes é regular a deposição de cálcio. Em outras palavras, promove a calcificação dos ossos e impede a calcificação dos vasos sanguíneos e rins. [2, 3]

Além disso, alguns cientistas sugeriram que os papéis das vitaminas K1 e K2 são bem diferentes e, por isso, muitos acham que devem ser classificados como nutrientes distintos.

Essa ideia é apoiada por um estudo em animais mostrando que a vitamina K2 reduziu a calcificação dos vasos sanguíneos, enquanto a vitamina K1 não. [4]

Estudos controlados em pessoas também observam que os suplementos de vitamina K2 geralmente melhoram a saúde dos ossos e do coração, enquanto a vitamina K1 não apresenta benefícios significativos. [5]

No entanto, são necessários mais estudos em humanos antes que as diferenças funcionais entre as vitaminas K1 e K2 possam ser totalmente compreendidas.

vitamina K2, Vitamina K2: tudo o que você precisa saber, Abreu Cardiologia

Benefícios da vitamina K2 para o coração

O acúmulo de cálcio nas artérias ao redor do coração é um enorme fator de risco para doenças cardíacas. Portanto, qualquer coisa que possa reduzir esse acúmulo de cálcio pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Estudos apontam que a vitamina K ajuda a impedir o depósito de cálcio nas artérias. [6]

Em um estudo de 7 a 10 anos, as pessoas com maior ingestão de vitamina K2 tiveram 52% menos probabilidade de desenvolver calcificação da artéria e tiveram 57% menos risco de morrer de doença cardíaca. [7]

São necessários mais estudos controlados de longo prazo sobre vitamina K2 e doenças cardíacas. Ainda assim, existe um mecanismo biológico altamente plausível para sua eficácia e fortes correlações positivas com a saúde do coração.

Fonte: Healthline

Outros benefícios da vitamina K para o organismo

  • Melhora a coagulação sanguínea;
  • Fortalece os ossos, evitando a osteoporose;
  • Evita hemorragia em bebês prematuros.

Como obter vitamina K2?

vitamina K2, Vitamina K2: tudo o que você precisa saber, Abreu Cardiologia

Embora a deficiência de vitamina K seja rara, uma ingestão abaixo do ideal pode prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Vários alimentos amplamente disponíveis são fontes ricas de vitamina K1, mas a vitamina K2 é menos comum.

A vitamina K1, a forma mais comum de vitamina K, é encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal, especialmente vegetais verdes folhosos escuros. A vitamina K2, por outro lado, é encontrada apenas em alimentos de origem animal e alimentos vegetais fermentados

Ambas se complementam e, quanto metabolizadas no intestino, trazem uma série de benefícios à saúde.

Quer colher todos os bons frutos da vitamina K para o seu organismo, de forma natural e saudável? Confira alguns alimentos ricos neste nutriente:

  • Couve
  • Acelga
  • Espinafre
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Alface
  • Repolho
  • Fígado bovino
  • Gema de ovo

Cuidado com os excessos

Como você já sabe, tudo em excesso é ruim, inclusive as vitaminas. Isso porque a vitamina K é lipossolúvel, tal como a vitamina A, E e D. Quando ingeridas grandes quantidades, uma pode interferir e até impedir a absorção das outras.

Além disso, a vitamina K em excesso pode interferir no efeito de medicamento anticoagulantes, logo, nada de suplementar qualquer vitamina ou mineral sem a supervisão e autorização expressa de um médico, combinado?!

This Post Has 20 Comments

  1. UelitoAlvesCordeiro

    Bom dia paz amor e saúde e dinheiro no bolso. Quero lhes informar que depois que fiz as primeira suplementação foi incrível, minerais e vitaminas e agora estou fazendo a suplementação de cálcio e k1 e k2 e d3. E minhas saúde melhorou mil por cento é que não estou sozinho nessa busca para fazer as suplementação é necessários exames e orientações medicas porque é muito perigosos usar estes suplementos sem informações das autoridades da saúde falei e tá falado teimosos não faça sem falar com os médicos.

    1. Francisco Gomes

      No ano de 2010 sofri grave acidente de moto quebrou fêmea da coxa quebro o capacete fiquei com secoelas até oje mais de 10 anos uma terrível dor de cabeça coasquer peso que pego sinto a dor de cabeça sempre tomo a dipirona pasa e toma égide de 25 oque é melhor pra mim responder

  2. Margareth Oliveira

    Vitamina k2 ,para pessoas que não possuem a tiireoide , poderá fazer o uso contínuo dela ?

  3. Valdir markus

    Tomo anticoagulante posso tomar vitamina k2

  4. Irleide Brasil

    Bom dia
    Gostaria de saber se faz mal tomar esses suplementos no mesmo horário
    Vitamina A+k2+D3+magnesio dilamato+colageno tipo 2
    Pq tomo todos juntos há um mês
    Se puderem me responder fico muito grata

  5. Francisco Gomes

    No ano de 2010 sofri grave acidente de moto quebrou fêmea da coxa quebro o capacete fiquei com secoelas até oje mais de 10 anos uma terrível dor de cabeça coasquer peso que pego sinto a dor de cabeça sempre tomo a dipirona pasa e toma égide de 25 oque é melhor pra mim para ficar curado desta dor de cabeça responder

  6. Ana Lúcia

    Como faço para suplementa com as vitaminas K2 e D3.
    Sou Hiperntensa e meu cardiologista não gosta de fazer suplementação.
    Obrigada Bom dia!

  7. AROLDE FERRARI..

    Belíssima explicação.. bem clara e muita objetiva….portanto devemos com esse aprendizado…sempre procurar ajuda médica…para não fazer besteiras…e comprometer nossa saúde ..aprender com quem sabe é sempre ganho de saúde e uma vida saudável…parabéns….

  8. Mariapisantostomas

    Como posso adquirir A Vitamina K2

  9. Lo_gust

    Inteligente e aprender com outras mentes… Nao façam besteiras… vejo com o dr. se vc precisa mesmo de complementos como vcs viram esta presente em vários alimentos, se vc tem uma alimentação balanceada e capaz de nem precisar!!!

  10. O grande drama do consumidor é o fato de que existem uma gama de “laboratórios” formulando esses produtos e oferecendo-os como fórmulas milagrosas para saúde das pessoas, sem se preocuparem com efeitos colaterais somente porque o princípio ativo (IFA – Insumo Farmacêutico é de origem natural, animal ou vegetal), esquecendo-se de que no ditado de nossos avós “Tudo demais é veneno”. A ANVISA está se lixando para isso, tanto que com a RDC 240 deu um cheque em branco para esses formuladores de fundo de quintal e, agora, essa questão virou um festival. Acorda Brasil.

  11. ben

    como posso obter tratamento para doenças cardíacas com posy e responder aos comentários 2021

  12. Carminha

    Boa tarde.gostaria de sabe a quantidade certa.
    Da vitamina k2 pq vejo no rótulo sempre 500ml e por cápsulas 400ml não sei o que segunifica

  13. Diogo

    Olha pessoal tenho 88anos nunca tomei suplemento de vitamina k nenhuma das duas, recentemente fiz impalte dentário e ocorreu tudo bem não tenho problema óssio, o melhor de tudo é não ser sedentário, cuidar bem da limentação que contenha essas vitaminas a não ser que alguém tenha lguma doença grave que necessite dela aí sim. E mais com essa idade não uso medicamento contínuo, a cada dia descubro coisas totalmento naturais para o meíu bem-estar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.