8 dicas para manter a saúde do coração em dia

saúde do coração, 8 dicas para manter a saúde do coração em dia, Abreu Cardiologia

A melhor maneira de cuidar da saúde do coração é com um estilo de vida saudável. Assim, não adianta caminhar todas as manhãs e continuar fumando e se alimentando mal, ou parar de fumar e continuar sedentário. Manter a saúde do coração em dia exige equilíbrio em vários aspectos, a consequência é uma melhora significativa em todo o organismo. Se você quer mudar seus hábitos e transformar a sua saúde de forma definitiva e sem radicalismos, confira as nossas dicas:

Diga adeus ao tabagismo

Abandonar o cigarro é uma das melhores coisas que você pode fazer para zelar pela saúde do coração e mantê-lo livre de uma das maiores causas de morte evitável do mundo. Leia mais sobre o tabagismo, suas consequências e dicas para quem quer parar de fumar.

Mantenha o colesterol sob controle

O colesterol nem sempre é um vilão. Aliás, ele é importante e necessário para a saúde do coração. Seu corpo precisa de colesterol para ser saudável, mas um desequilíbrio de colesterol no sangue pode levar a um ataque cardíaco ou derrame. Saiba mais sobre o colesterol e como mantê-lo sob controle.

Fique de olho na pressão arterial

A hipertensão é uma das principais causas de problemas cardíacos e muitas pessoas a tem sem saber. Consequentemente, o primeiro sintoma da doença pode ser grave e impedir as chances de tratamento.

Por esses e outros motivos que é fundamental manter os exames de rotina em dia. Ademais, se a pressão estiver muito alta ou muito baixa, ela precisa ser tratada. Leia sobre hipertensão arterial e o que você pode fazer para controlá-la.

Controle os níveis de açúcar no sangue

A diabetes também pode ser fator de risco para as doenças cardiovasculares. Também por isso é fundamental mantê-la sob controle. Saiba mais sobre os tipos de diabetes existentes, bem como suas causas, prevenção e tratamento.

Seja fisicamente ativo

Atividade física regular e moderada é excelente para a saúde do coração. Portanto, nunca é tarde para começar e obter os benefícios. Pequenas atitudes no dia a dia também são uteis, como usar a escada em vez do elevador e levantar-se mais vezes para beber água durante o expediente.

Qualquer atividade física é melhor que nenhuma, mas se você não sabe por onde começar, vale a pena ler “corrida x musculação: qual é melhor para o coração?”. Mas, antes de iniciar qualquer prática, lembre-se da importância do teste ergoespirométrico. O exame é capaz de detectar doenças que podem colocar a saúde em risco ou até contraindicar a prática.

Alcance e mantenha um peso saudável

Manter um peso saudável pode reduzir o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Ademais, a obesidade já é uma epidemia: segundo estudos recentes o número de obesos no Brasil cresceu 60% em 12 anos. Já falamos no nosso Instagram sobre a relação entre circunferência abdominal e problemas do coração.

Amplie o seu paladar

Em resumo, comer uma dieta variada de alimentos saudáveis pode ajudar com seu peso, pressão arterial, diabetes e colesterol. Se você tem paladar infantil e rejeita qualquer tipo de legume, verdura ou alimento que pareça saudável, é hora de mudar isso. Combinado?!

Cuide da sua saúde mental

É sabido que há um risco consideravelmente maior de doenças cardíacas para pessoas que têm depressão, ansiedade e níveis de estresse elevados, sem suporte adequado. Embora o preconceito e a desinformação ainda existam, eles não podem ser maiores do que o respeito e a conscientização.

Lembre-se que nenhum julgamento é maior que a sua saúde, assim, não tenha vergonha de procurar ajuda. Leia mais sobre a relação entre depressão, ansiedade e saúde do coração.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu